16.1.07

Classificados Online

Domingo retrasado estreou oficialmente o site Zap, portal de classificados dos jornais do Grupo Estado e O Globo. Como notíciado aqui no Yahoo! Tecnologia, o novo portal começou a operar em fase de testes em dezembro, incorporando o site Planeta Imóvel, no qual as 2 empresas já eram sócias desde 2000. A iniciativa vai reunir as ofertas de veículos, imóveis, empregos e serviços, assim como matérias e reportagens do Estadão, O Globo, Diário de SP, Jornal da Tarde e Extra.
Desta forma pretendem repetir na internet a força que tem no mercado de classificados impressos, onde disputam com rivais tradicionais e jornais como o Primeiramão, que não cobra do anunciante e também tem versão online.

O mercado de classificados, ou C2C (consumer-to-consumer) parece que está aquecido. No fim do ano passado a Keero, que opera exclusivamente na internet, anunciou parcerias e investiu em divulgação. O Mercado Livre, há muito tempo aceita anúncios classificados, um modelo bem diferente do sistema de leilão que originou o site e é padrão de sua associada americana Ebay, mas que aproximou mais do modo de fazer negócios do brasileiro. Ainda recentemente a empresa anunciou a abertura das filiais no Panamá, Costa Rica e República Dominicana.

Correndo bem por fora estão as versões do site Craigslists para São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. O site é líder nos EUA e mesmo assediado, seu fundador ainda cultiva alguns ideais da internet (matéria em inglês), indiferente à especulação financeira e fiel ao espírito colaborativo e aberto. No Brasil ainda é pouco usado, a chance maior é encontrar ofertas envolvendo estrangeiros, como esta vaga procurando correspondente para um site internacional sobre bio-combustíveis.

Mas voltando ao Zap, provando do próprio remédio, eles também estão recrutando gente para a aumentar a equipe usando as ferramentas do próprio portal.

Originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia

Posts relacionados:
- C2C, de cliente para cliente
- O leilão do UOL
- José Onofre de Araújo Neto do Webmotors

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO