25.1.07

Computadores com PAC

Segunda-feira passada o governo federal anunciou o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), onde, além dos esperados projetos em infra-estrutura, saneamento básico, transportes e geração de energia, também incluiu a ampliação dos incentivos para a compra de computadores e desoneração para investimentos na área de semicondutores e TV digital. No site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República, o documento do Programa está disponível na íntegra, em formato PDF.

Notícias aqui no Yahoo! Tecnologia trazem a espectativa do ministério do desenvolvimento, que acredita que um projeto em Minas Gerais, da companhia brasileira de Semicondutores (CBS), voltada para a fabricação de componentes para a indústria automobilística, possa ser iniciado. Já o ministério das comunicações espera mudanças, ampliando os incentivos para que a fabricação de conversores (set-up boxes) da TV digital possa ser aplicado além da zona franca de Manaus, como foi anunciado originalmente.


Para o consumidor comum, as medidas que envolvem a desoneração de impostos dos PCs e laptops são as que geraram expectativas imediatas, algumas notícias indicaram que a queda de preço nos computadores de até R$ 4 mil pode chegar a 12%. Matéria no Yahoo! Finanças publicou declaracão de Hélio Rotenberg, diretor-geral da Positivo Informática (empresa sobre a qual escrevi aqui dias atrás), que acredita que o PAC abre espaço para máquinas com o novo Windows Vista instalados, que ficariam mais acessíveis.

O programa anterior, chamado PC Cidadão, era limitado aos micros com preço até R$ 2 mil e Linux instalado. Mesmo assim o crescimento das vendas de computadores ano passado foi enorme e chegou a refletir no número de usuários da internet, isso sem que as facilidades incluissem a conta dos provedores de acesso, coisa que o governo ainda estuda baratear. Mas, segundo esta notícia, a conversa com as operadoras de telefonia parece estar apenas no começo.

Originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO