13.3.07

Internet, TV e Telefone Juntos

Depois que a Embratel e a Net, ambas empresas controladas pela mexicana Telmex, começaram a vender pacotes conjuntos de telefonia, acesso banda larga e TV por assinatura, a concorrência vem se movimentando neste sentido. No fim de janeiro, notícia publicada aqui no Yahoo! Tecnologia já descrevia o início da guerra de preços entre os planos integrados da Embratel com Vírtua e Telefonica com TVA. Esta última agora também tem como uma das proprietárias a própria espanhola Telefonica, o que levantou dúvidas sobre a legalidade da operação. Como explicou recentemente Manoel Fernandes em seu blog aqui no canal, a lei brasileira ainda não permite o controle do capital estrangeiro em negócios de TV a cabo. Mesmo assim as empresas de telecomunicações estão procurando brechas para atuar nesta área, não sem enfrentar oposição dos grupos de comunicação, que há anos já estão estabelecidos no setor.

Para confundir ou acelerar este cenário de concorrência feroz, segundo estas outras notícias publicadas aqui, a Brasil Telecom também já começou a oferecer pacotes integrados com TV, a Anatel autorizou a compra da Sky (TV por assinatura via satélite) pela Telefonica e, semana que vem, vai julgar a compra da Way TV pela Telemar.
Tudo isto talvez poderia ser chamado de movimento triple play, ou seja, a união de transmissão de dados, voz e vídeo sendo fornecidos por uma mesma empresa. Segundo analistas, estes serviços poderiam chegar mais facilmente ao consumidor, distribuídos sobre uma mesma plataforma: a conexão em banda larga. Mas podemos usar um termo mais antigo: convergência :-)

Originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO