8.3.07

Software Brasileiro Tipo Exportação

Notícia publicada aqui no Yahoo! Tecnologia dias atrás contou da intenção de grandes grupos internacionais, como Dell, HSBC, Citibank, Alcoa e Johnson&Johnson em escolher o Brasil para investir em centros de tecnologia de desenvolvimento de software, passando desta forma a atender suas redes globais. A declaração foi feita em evento organizado pela Brasscom - Associação Brasileira das Empresas de Software e Serviços para Exportação, que estima que o Brasil pode chegar no ano de 2010 com US$ 5 bilhões em vendas externas.

No mês passado, no blog Luis Nassif Online o colunista de economia comentou que o software nacional chegou a ser elogiado nos jornais Financial Times e Wall Street Journal, publicou também uma breve entrevista com o presidente da Brasscom e da CPM Informática, Antonio do Rego Gil, que acredita que o Brasil pode ser tão competitivo quanto a Índia. Outra matéria publicada aqui no canal, conta a trajetória das empresas Intelectual Capital e a paulista SML, esta última com apenas 30 funcionários e faturamento anual de R$ 3 milhões, mas exportando desde 2005.

Ainda no Yahoo! Tecnologia, outra reportagem fala dos motivos para o sucesso do produto brasileiro, entre eles a competência tecnológica adquirida nas áreas financeira, de varejo e logística. Outro fator positivo é o fuso-horário, próximo ao da costa leste dos EUA. Uma vantagem levantada por Brian Mass, executivo do Citigroup, é a segurança. Segundo matéria publicada no Portal Exame e replicada no blog Bussines Opportunities Brasil, Brian levantou a possibilidade de uma guerra nuclear entre o Paquistão e a Índia ameaçar as empresas que tem todo o seu back up concentrado na região.

Diante deste otimismo, Paulo Bonucci, presidente da Unisys Brasil fez um alerta que foi publicado na Folha de São Paulo (para assinantes) ano passado. O maior problema para sua empresa, que também tem uma plataforma de exportação de software e serviços no país, é a falta de mão-de-obra, técnicos qualificados são raros e o maior desafio é contratar, capacitar e tentar reter as pessoas.

Originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO