10.4.07

Internet sem fio nos municípios

Notícia aqui no Yahoo! Tecnologia no fim do mês passado anunciava que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) regulamentou uma licença para que as prefeituras possam oferecer serviço de acesso à internet sem fio à população, desde que seja gratuito. O movimento dos municípios oferecendo este tipo de serviço não é recente, há muito ouvimos histórias sobre a facilidade de conectar via wi-fi em parques, estações do metrô e escolas, em cidades como Nova York ou São Francisco, nos EUA, ou outras cidades da Europa.

No Brasil talvez o exemplo mais famoso seja o de Sud Mennucci, no interior de São Paulo. Em 2005 uma matéria especial no Link Estadão, um cantinho wi-fi no interior, descrevia detalhes do serviço gratuito com entrevistas dos usuários. A cidade também foi citada como uma história brasileira de sucesso pelo colunista Elio Gaspari, do jornal Folha de São Paulo (para assinantes) e reproduzida no blog Alfarrábio.

Matéria na Revista Forbes Brasil - cidades do interior produzem suas próprias redes sem fio - citava outros municípios, como Rio das Ostras e Piraí, no Rio de Janeiro, e Ouro Preto em Minas Gerais. Mais recentemente, em setembro de 2006, o município de Parintins no Amazonas recebeu um projeto patrocinado pela Intel, usando tecnologia wi-max inaugurando o que chamou de cidade digital mais remota do mundo. Logo depois, em outubro, segundo nota no site do jornal Diário do Nordeste, a cidade de Sobral inaugurou acesso público sem fio no Ceará.

Apesar de relatos cativantes sobre as oportunidades geradas por uma infra-estrutura de acesso gratuita e sem fio à internet, não devemos esquecer que nossas prefeituras ainda tem muitas outras necessidades básicas para enfrentar. Além disso, tecnologias como telefonia voip (voz sobre IP), wi-fi e wi-max juntos, como já levantou o colunista americano John Dvorak aqui no Yahoo! Tecnologia, podem se chocar com o atual cenário em que operam as empresas de telefonia fixa e celular, no Brasil e no mundo.

Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO