15.6.07

Flickr em Português


Terraço do Edifício Viadutos, upload feito originalmente por wagnertamanaha.

Nota publicada semana passada aqui no Yahoo! Tecnologia avisou que o Site de fotos Flickr ganhou versão em português. Um dos mais populares serviços do Yahoo!, o Flickr foi fundado em 2004 pelo casal Caterina Fake e Stewart Butterfield, canadenses e comprado um ano depois pela companhia. O site tem o Brasil entre os 8 países com maior número de usuários e este ano foi o grande ganhador do prêmio Webby Awards, como contou no post E o Oscar da Internet vai para... o Flickr ! a colunista de tecnologia Cris de Luca em seu blog. O curioso é que parte das funcionalidades do serviço foi adaptado de um projeto originariamente criado para um game, como conta esta reportagem no site do USA Today (em inglês).

Eu lembro que qdo comecei a usar, de tão inovador, não entendi muita coisa, o Flickr afinal acabaria sendo precursor do que veio a ser chamado de web 2.0. Na época me pareceu mais uma rede social (tema q citei aqui antes na coluna Novas e Velhas Redes Sociais) do que um repositório de fotos. Mas logo percebi a diferença, achei o sistema divertido e tranferi minha coleção de imagens para lá. Abri e participo de várias comunidades, inclusive sobre João Artacho Jurado, onde reúno fotos da obra do arquiteto.

Um usuário cujos álbuns já acompanhava antes mesmo de escrever aqui no Yahoo! Tecnologia, é o Silvio Tanaka, designer aqui do Yahoo! Brasil e que tem publicado alguns de seus trabalhos que desenvolve para o portal. Aliás, alguns comportamentos sociais extra-site interessantes surgiram por lá: passeios fotográficos, trocas, exibição e venda de produtos de artesanato e moda, etc. A usuária Carol Grilo guarda o scan da entrevista que deu para o Jornal Diário Catarinense contando como exporta seus produtos e mantém o contato com clientes e interessados em suas bolsas e acessórios.


Transcrevi a matéria abaixo:
Exposição Virtual. A internet é uma vitrine poderosa. A arquiteta Carol Grilo descobriu no flickr, uma espécie de fotoblog misturado com comunidade de relacionamento, uma forma de vender as bolsas e acessórios que confecciona. Hoje 90% de suas vendas são realizadas através da página www.flickr.com/photos/fofysland/ e seus produtos já foram exportados para Portugal, Inglaterra, Espanha, Hong Kong, Estados Unidos e Itália.
- São cerca de 4 a 5 pedidos por semana e mais de 800 contatos - diz ela.
Para a designer Sylvia Campos, que também vende pelo flickr, na página www.flickr.com/photos/sylviac/, a novidade surpreende a cada dia.
- Desde que comecei minha exposição virtual já vendi até pro Recife - explica.

No blog do Flickr o post de boas vindas já está publicado em nossa língua: Seja bem-vindo(a)!

Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO