31.8.07

Biodiesel animal

Notícias no jornal Estadão - Sebo é disputado para biodiesel (suplemento Agrícola em 4/4/2007, para assinantes) - e Gazeta Mercantil - Óleo de viscera de frango vira Biodiesel (9/2/2007) - contam um pouco de projetos que incluem gordura animal para produção de combustíveis. Segundo o Estadão, o preço do sebo de boi vem aumentando e seu uso, que já era valorizado na produção de embutidos, cosméticos e produtos de limpeza ganhou mais um uso: o biodiesel.

Para aproveitar a oportunidade, a empresa Blinda de Campinas/SP desenvolveu uma usina de produção de biocombustíveis para pequenas propriedades, com capacidade para produzir ate 35 mil litros por mês. Carlos Burgon, diretor da divisão de biodiesel da empresa alega que produzindo seu próprio combustível, o pecuarista consegue reduzir pela metade seus custos com o óleo diesel.

A reportagem da Gazeta conta do projeto do frigorífico Big Frango, localizado no norte do Paraná. A empresa está produzindo combustível a partir do óleo de vísceras de aves, já foram investidos R$ 3 milhões no projeto cuja meta é processar 1 milhão de litros de biodiesel por mês. Atualmente a produção gira em torno de 160 mil litros/mês e o combustível é usado na frota da empresa.

Segundo Eduardo Vilela Magalhaes, diretor industrial da Big Frango, as pesquisas iniciaram 5 anos atrás e hoje o processo consegue transformar 1 litro de gordura em 1 litro de biodiesel, e ainda gera subprodutos como a glicerina aproveitada na caldeira da fábrica, substituindo a queima de lenha. Além disso, o uso da tecnologia resultou em economia de 50% do gasto em diesel, pois o combustível é composto de metade de diesel e metade de óleo de víscera.

Originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- Certificação para biocombustível
- Inventores rurais
- O plástico de mandioca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO