21.8.07

Censo sem papel

Matéria no jornal Valor – IBGE usará micro portátil para fazer censos no país – de 13/4/2007, contou um pouco sobre a adoção de PDAs pelo instituto na coleta de informações para o Censo Agropecuário e Contagem da Populaçao, tarefa prevista para ter sido encerrada em 31 de julho.
No novo sistema estes projetos devem ser concluídos em 4 meses, substituindo um processo anterior que chegava a durar mais de um ano e que incluia formulários, digitalização com scanner, revisão e inclusão dos dados manualmente.

O site oficial Censos 2007 dimensionou o trabalho em cerca de 5.600.000 estabelecimentos agropecuários e cerca de 99 milhões de pessoas, moradores de municípios com até 170 mil habitantes. Segundo a reportagem do Valor, replicada no site do Ministério do Planejamento, o IBGE investiu R$ 88 milhões na compra de 82 mil computadores de mão, parte dos R$ 115 milhões destinados à tecnologia. O equipamento, que utiliza o sistema operacional Windows Mobile, foi fornecido pela empresa taiwanesa Mitac, representada no país pela SightGPS.

Luiz Fernando Mariano, diretor de informática da instituiçao, e Heleno Ferreira Mansoldo, coordenador de informática do censo, detalharam ainda que o projeto é inédito pela sua dimensão e vai utilizar os 515 pontos de presença do IBGE mais 600 pontos temporários e modens instalados em milhares de órgãos públicos, totalizando quase 5 mil locais de transmissão de dados. A Embratel venceu a licitação para este serviço que conta com o uso do bluetooth dos PDAs, conexão sem fio, e linha telefônica 0800.

Ainda na matéria, Luiz Marcelo Moncau diretor da Microsoft Brasil declara que o projeto fez a subsidiária sair na frente, nos EUA soluções parecidas com Windows Mobile estão sendo testadas desde 3 anos atrás mas com planos de adoção apenas para 2010.

Post originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- O censo da internet do IBGE
- Suspeita de fraude na urna eletrônica
- Testes de GPS em PDAs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO