21.9.07

Eu na colmeia e produtoras na internet


Enxame, upload feito originalmente por wagnertamanaha.

Dia 11 passado aconteceu o lançamento da colmeia, empresa do Grupo Ink (do qual fazem parte as produtoras Margarida Flores e Filmes e Academia de Filmes) que atua em vídeo interativo, novas mídias e entretenimento. Integrando a equipe da colmeia desde abril, com este anúncio oficial, tomei a liberdade de comunicar também para quem me lê aqui. Lá, atuo como gerente de buzz marketing, atividade nova (inclusive para mim :-) mas cujo assunto já escrevi aqui nas colunas Cannes Premia Comercial Viral, Carro de Tiozão. Ou não? e Blogueiros Virais e Remunerados.

Como publicitário trabalhei mais tempo em agências, mas tive experiências em produtoras, nas extintas Trattoria di Frame e Produtora .Com. No Brasil, a Trattoria foi uma das pioneiras na produção de CD-Roms e a .Com inaugurou o conceito de empresas digitais que se posicionam como produtoras, trabalhando para agências de propaganda, da mesma forma que acontece na realização de comerciais de TV. Vale citar que esta divisão de funções hoje é assunto de uma enquete - O que diferencia agência de produtora? - no blog Coxa Creme, do Ricardo Cavallini.

Antes do início da internet comercial no Brasil, mais de 10 anos atrás, várias produtoras já investiam para incorporar a linguagem da mídia interativa, cd-roms e games. Estes produtos faziam o papel de incentivar a introdução da informática para o público doméstico e eram apontados como caminhos de entrada do audiovisual, da publicidade e do conteúdo educacional e de entretenimento no mundo digital. Nesta época surgiram empresas e divisões como Diana Multimidia, O2 Digital, TV1, Light&Movement, GTEC, Vetor Zero, Manufatura UEB e Trattoria.

Muitas delas adaptaram o conhecimento adquirido e migraram para a prestação de serviços em internet e algumas continuam até hoje com participação importante dentro do mercado web brasileiro, assim como o conteúdo em áudio e vídeo agora tem presença disseminada na rede.

Post originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- Agência de publicidade do futuro
- Videoslush, simulador de compra e venda de videos virais
- Porteiro Zé
- Coca Diet com Mentos, frase do presidente da Coca-Cola
- Videos no celular que valem créditos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO