10.10.07

10 anos de Hattrick e 1 ano de GameGol

Em agosto passado o site Hattrick, um game simulador de futebol online, onde o participante pode criar um time, treinar, comprar e vender jogadores e dispurar campeonatos fictícios, completou 10 anos. Criado na Suécia, os fundadores do site publicaram um editorial comemorando a data Ten Years of Hattrick (em inglês).

Com uma versão em português desde 2003, conta com cerca de 900 mil participantes em todo o mundo. Durante todo este tempo, a hegemonia dentro de campo foi da Suécia e a seleção brasileira ainda é mera coadjuvante. Um fato curioso envolvendo usuários do Brasil, segundo a História do Hattrick publicada no Fórum Português do game, foi o protesto contra o desenho de um macaco representando o país no mapa mundi, publicado no site em 2004.

Aparentemente o grande sucesso do jogo deve-se à comunidade criada em torno do Hattrick, com fóruns, sites, softwares de apoio, ferramentas complementares, etc. Jefferson Virgilio em seu blog, escreveu o post Hattrick - Parabéns onde festeja a data e afirma que o game não é um jogo com uma comunidade, mas uma comunidade com um jogo. Apelidado China, que em seu blog no BR101 vez ou outra comenta a campanha de seu time, afirmou em uma lista de discussão que o Hattrick é a melhor comunidade baseada em software proprietário que conhece. China também descobriu este vídeo de um programa esportivo da TV de Alagoas: Introdução ao Hattrick no Pajuçara Esporte.

Outras iniciativas parecidas, com simuladores online de futebol, foram lançadas ao longo dos anos. Em 2004 o site Managerzone também inaugurou sua versão em português. No Brasil o FutSim, criado em 2003, mesmo atingindo cerca de 10 mil jogadores, fechou no final de 2005, segundo esta nota no site Game Brasil: FutSim encerra suas atividades. Lançado em outubro do ano passado pela O2 Games, o brasileiro GameGol completou 1 ano. Segundo nota no site Jogos Daqui - GameGol, 1 ano de muito futebol - o jogo pretende atingir 270 mil jogadores até o fim de 2007.

Vale lembrar que estes jogos são bem diferentes de games como Winning Eleven ou Fifa Soccer, que reproduzem as partidas com alta qualidade gráfica, em 3D, etc, games que comentei aqui anteriormente na coluna Modificacoes Brasileiras de Games.

Usando a web, além da comunidade, a força destes jogos está na manipulação de várias informações e a aparente influência das decisões sobre estes dados nas simulações dos resultados das partidas. Acredito que uma derivação importante e curiosa deste tipo de jogabilidade é a recente iniciativa de transportar estas ferramentas para administrar um time de futebol de verdade, como citou esta notícia no site Springwise Crowdsourcing Buying a Soccer Team (em inglês), contando a intenção do site My Footbal Club em reunir internautas interessados em comprar um time para disputar o campeonato inglês.

Voltando ao Hattrick, quem quiser marcar um amistoso, meu time é o Uchinanchus F.C.

Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- Copa do mundo de futebol de robôs
- Eletronics Sports World Cup
- Universo Games no Senac
- Games MMORPG populares
- Simpósio de Games e Entretenimento Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO