17.10.07

WiMax no Brasil

Notícia publicada semanas atrás aqui no Yahoo! Tecnologia - Brasil Telecom acelera teste de WiMax em SP, Curitiba e Porto Alegre - contou do interesse da operadora de telefonia com a tecnologia de acesso à internet em banda larga sem fio WiMax, uma evolução do wi-fi, mas com alcance de quilômetros. Segundo a matéria, a rede WiMax permitirá à empresa oferecer telefonia pela Internet e aplicações multimídia, como transmissão de dados, vídeo e redes virtuais privadas para empresas.

Lembro que em 2006 a Anatel chegou a fazer um leilão de licenças para operação das faixas de 3,5 GHz e 10,5 GHz adequadas ao sistema, mas o processo acabou suspenso. Para acompanhar esta burocracia, a Revista Wimax mantém uma página onde atualiza a Regulamentação do Uso de Frequências para WiMax no Brasil. Manoel Fernandes, colunista aqui do canal, escreveu O Eldorado Colombiano quando mencionou que naquele país o uso do espectro já está oficializado.
Apesar se ser uma tecnologia não-proprietária, cuja evolução é administrada pelo WiMax Forum, a fabricantes de processadores Intel é uma das maiores incentivadoras do modelo. No Brasil, chegou a patrocinar a digitalização da cidade de Parintins no Amazonas, que citei aqui antes na coluna Internet sem Fio nos Municipios.

Outra empresa que anunciou a adoção do WiMax é citada na matéria Neovia investe para ampliar rede WiMax (para assinantes) publicada no jornal Valor de 31/1/2007. A companhia testa a tecnologia desde agosto de 2006 e teria planos de ampliar sua rede de 5 para 8 mil antenas em topos de edifícios. Segundo a matéria, a Neovia, criada em 2001 pela companhia de investimentos Artesia, adquiriu a DirectNet de acesso banda larga via rádio, que tinha atuação principalmente no interior de São Paulo e pertencia à British Gas. Com a aquisição, a soma do faturamento alcançaria R$ 28,4 milhões e segundo Marcelo Coutinho, ex-Vex Networks e presidente da Neovia desde o início de 2006, a previsão para 2007 era atingir R$ 50 milhões, com assinantes corporativos representando 50% do valor. Mais recentemente o site TI Inside publicou outra nota, desta vez avisando que a Neovia se prepara para o WiMax móvel.

Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- Mais cidades com internet sem fio
- O brasileiro da internet sem fio
- Gastos com telefone e banda larga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO