14.11.07

Educação a distância sob avaliação

Notícia no site Folha Online - Aluno a Distância vai Melhor no Enade (na íntegra, para assinantes) - publicada dia 10/09/2007 fala do desempenho dos alunos com base no exame de avaliação do ensino superior do MEC. Pela primeira vez houve uma comparação do desempenho dos alunos dos mesmos cursos nas modalidades a distância e presencial. Em 7 das 13 áreas onde foi possível esta comparação, os alunos a distância se saíram melhor. A matéria cita o Censo da Educação Superior relativo a 2005, que mostra 115 mil alunos matriculados nos cursos de graduação a distância, diante de 4,5 milhões de universitários no total. A matéria cita ainda o secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky, que indagado sobre a Universidade Aberta do Brasil (UAB) declarou: "É possível estender os cursos a outras áreas (alem da formação de professores), desde que não se abra mão da qualidade".

Matéria no Estadão - Educação a Distância Ganha Regras - publicada dias antes, em 15/09/2007, fala de critérios para uma avaliação própria e autorização de universidades e reconhecimentos de cursos pelo Ministério da Educação. Paradoxalmente também serão avaliados os pólos presenciais que surgiram com os cursos a distância. Eles são extensões da universidade e pelas novas regras deverão oferecer acesso à internet, laboratórios, bibliotecas e professores. Além de prever pesos maiores às provas realizadas presencialmente em relação às provas realizadas a distância. Na matéria, o Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) é citado como iniciativa de maior sucesso na área. Reúne 6 universidades públicas, tem como presidente a professora Massako Masuda, pólos espalhados pelo estado que dão apoio a 17 mil alunos.

Outra reportagem, ainda no Estadão - UFSCar Oferece Pela 1a Vez Curso de Graduação a Distância - publicada em 18/06/2007, fala da estréia daquela instituição pública no modelo virtual e que agora oferece cursos de Engenharia Ambiental, Educação Musical, Pedagogia, Tecnologia Sucroalcooleira e Sistema de Informações. O jornal também citou numeros do Anuário Brasileiro Estatístico da Educação Aberta e a Distância 2007, que mostram que em 2006 eram 111 cursos, com 575 mil alunos em graduação e pós, significando crescimento de 90% em relação ao ano de 2005. Sob o mesmo tema, ja escrevi aqui a coluna Ensino a Distância nas Universidades Públicas.

Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- Ensino técnico pela internet
- Teletrabalho no Brasil
- Unilearn, ensino a distância
- Reciclagem de caça níqueis
- Laptop da criançada - Computador portátil grátis para estudantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO