20.12.07

A estréia da TV digital no Brasil

Oficialmente lançada em 2 de dezembro, a TV digital brasileira viu suas primeiras transmissões oficiais acontecerem aparentemente com poucos aparelhos capazes de reproduzir plenamente a nova tecnologia. Nota aqui no Yahoo! Tecnologia - Governo Dará R$ 1 Bilhão Para Conversor Digital - conta da decepção em relação ao alto preço dos conversores disponíveis no mercado e possíveis mecanismos de crédito para incentivar a transição. Um pouco antes do que previa a nota Alta Definição na Novela também publicada aqui, a transmissão digital do jogo Grêmio x Corinthians acabou se antecipando a cerimônia e ainda marcou a queda para a série B do popular time paulista, vez por outra citado pelo presidente em suas famosas metáforas futebolisticas.

Neste início, governo, canais de TV e indústria estão focados no ganho de qualidade de imagem que o novo sistema apresenta. Aparentemente o esforço de comunicação, com campanha na TV e o site DTV.org.br já está dando resultado, mesmo que psicológicos, como escreveu Henrique Martin em seu blog Zumo: TV Digital, a Força do Pensamento Positivo. Outro item explorado é a capacidade da tecnologia adotada, baseada no padrão japonês, de enviar sinais para aparelhos e dispositivos móveis. Transmissões em alta definição e mobilidade no entanto deixaram para depois eventuais mudanças de linguagem e navegação prometidas pela interatividade, que utilizaria a plataforma de desenvolvimento Ginga, que comentei aqui na coluna Ginga na TV Digital Interativa, meses atrás.

Apesar dos anunciados decodificadores a preços populares, comentada aqui na nota - Conversor de Televisão Chega Primeiro à Santa Efigênia - a oferta de aparelhos compatíveis não parece tão ampla. Além das multinacionais Philips, LG e Toshiba, empresas brasileira também lançaram produtos aproveitando a novidade. A Positivo, a Gradiente e a Tec Toy, esta última lançou um receptor móvel que foi enviada para Rosana Hermann do blog Querido Leitor avaliar: HDTV Testando. De qualquer forma, a espectativa é que a concorrência e a procura faça baixar o preço dos aparelhos, como prevê a matéria TV Digital Terá Guerra de Preços publicada em outubro aqui no canal.

Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- Orkut virou novela
- Opinião sobre a TV digital brasileira
- Mais videos na internet
- Os planos da Gradiente
- Bluray, o DVD 2.0 Chegou
- Internet, TV e telefone juntos
- Internet na TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO