28.12.07

A licitação do celular 3G

Aconteceu em dezembro a licitação para a telefonia celular de terceira geração. O novo sistema promete oferecer banda larga sem fio, teleconferência (video e voz) para aparelhos móveis.

Apesar de já estar sendo oferecida em algumas regiões, como comentado no Yahoo! Tecnologia nas notícias - Telemig se antecipa a leilão e começa hoje oferta de 3G, Claro lança celular de terceira geração antes do leilão da Anatel e Claro: 3G estará disponível amanhã em Recife, Brasília e Fortaleza - a diferença agora é que as novas autorizações vão permitir o uso de uma faixa de frequência diferente e mais capacitada para os novos recursos.

Apesar das vencedoras serem as mesmas companhias conhecidas, a surpresa na licitação ficou por conta da atuação agressiva da Nextel. O que nos leva a concluir que talvez a companhia esteja preparando novas investidas para o ano de 2008. Esse fator imprevisto fez aumentar o valor das licenças, nota no Yahoo! Tecnologia fez um balanço - Governo arrecada R$5,3 bilhões com leilão de licenças de 3G - e revelou algumas expectativas: Nextel ainda quer operar 3G. Para quem pretende ou está ansioso em contratar os novos serviços, o canal adiantou alguns testes em Para quem o celular 3G vale a pena? e Internet móvel ainda precisa melhorar.

Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- Microblogs com celular - Twitter, etc
- WiMax no Brasil
- O celular brasileiro
- Videos no celular que valem crédito
- iPhone no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO