13.12.07

Microblogs com celular - Twitter, etc

twit twit twitter

O Twitter, uma rede social que permite o envio de mensagens curtas pelo navegador internet, celular ou instant messengers existe desde 2006. Lançada com o conceito de que os usuários compartilhassem a resposta à pergunta "o que você está fazendo agora?", logo em seu início teve a adesão de pessoas importantes da cultura digital. Como as mensagens tem um limite máximo de 140 caracteres, inaugurou um formato que acabou sendo batizado de microblogging. A ligação entre os usuários é definida em seguidos e seguidores, você pode optar por "seguir" os perfis das pessoas que te interessam e que são membros da rede.

No Brasil, aparentemente, os primeiros usuários foram atraídos pela possibilidade de seguir nomes importantes, protagonistas da chamada web 2.0 e blogueiros conhecidos. Tiago Doria, colunista de tecnologia, definiu esta vantagem do serviço escrevendo este post em seu blog: Onde Estão os Bastidores da Blogosfera. Por outro lado, ao disponibilizar uma API (Aplication Protocol Interface) aberta, permitiu que terceiros desenvolvessem aplicativos e serviços online que ajudaram a popularizar a ferramenta. Em agosto deste ano, quando Cris Dias publicou um ranking dos brasileiros mais seguidos do Twitter - Ranking da Twittosfera em Português - o site ganhou novo impulso e repercussao por aqui. Mais recentemente, outro site chamado Twitter Poster também colocou no ar um mapa de usuários dividido por países, com a popularidade sendo mostrada através do tamanho dos avatares que representam cada um. Assim o Twitter vem ganhando adeptos, apesar da resistência de muitos que ainda não viram nenhuma utilidade prática em utilizar o site, hoje a ferramenta até vem sendo utilizada por empresas, como: BBC Brasil, G1, BlogBlogs, IDG Now, colmeia (onde trabalho), etc.

Outros concorrentes surgiram no mundo dos microblogs, como o Pownce e o Gozub, este último um empreendimento brasileiro. Para mim, que utilizo o Twitter desde maio (quem quiser me seguir, meu id é wtamanaha), percebi que ele vem tomando meu tempo antes reservado ao leitor de RSS. Como muitos usuários divulgam links através dele, acabou se tornando um agregador de notícias contruído de forma colaborativa. Outra característica que venho notando, é o uso como "liveblogging", ou seja, a cobertura de eventos em tempo real, com o envio de informações ao vivo, a partir de diferentes usuários, de forma descentralizada e quase sempre via celular ou rede sem fio.

Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- Luis Fernando Verissimo e o Twitter
- Pane no Mastercard na véspera de Natal
- Treinamento para usar celular
- Blogs e publicidade
- O celular brasileiro
- Blogueiros virais e remunerados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO