24.1.08

Canais de futebol pela web - IPTV

Futebol, o cacete! Computador é mais legal!

Notícia publicada aqui no Yahoo! Tecnologia dia 22/01/2008 - Flamengo lança sua própria TV online, a FLA TV - contando sobre a estréia do canal de televisão do clube na internet. No endereço Flatv.com.br, produzido pela DB4, o time quer mostrar cenas dos bastidores, treinos, viagens, concentrações, etc. Pra não ficar pra trás, a nota Corinthians Planeja Lançamento de TV em Fevereiro publicada no site da Placar, antecipa um possível movimento dos clubes brasileiros.

De certa forma pode ser uma reação aos já existentes canais piratas de IPTV gerados pela audiência. Matéria do Link Estadão - Conheça a "TV a Gato" do Século 21 - publicada em 27/08/2007, contou sobre canais de TV via web com programas e retransmissões de jogos de futebol selecionados por clubes e torcidas. A reportagem citou os canais AJTV, que é dedicada ao São Paulo, a Galo Web TV ao Atlético Mineiro, a TV Coringão ao Corinthians, a CeloCRF ao Flamengo e o SportCast Tv ao Sport Recife, todas criadas por torcedores de futebol.

Quase sempre retransmitindo imagens capturadas da TV paga, segundo o Link Estadão, estes canais piratas distribuem o sinal na internet de forma não autorizada e gratuitamente, geralmente usando sites de streaming P2P como o Sopcast.org. Alguns canais tem audiência internacional, brasileiros e torcedores no exterior ou em outros estados, e até membros pagantes, que colaboram na manutenção de servidores dedicados garantindo transmissões de melhor qualidade.

Além disso, na hora de transmitir uma partida, narradores e comentaristas exclusivos e interação via e-mails, instant messenger e celular, também acontecem garantindo uma programação segmentada e personalizada. Com certeza este potencial deve ser muito melhor explorado nas iniciativas oficiais licenciadas pelos clubes de futebol. Recursos de anunciantes e acesso livre aos bastidores dos times pode garantir enorme vantagem, caso os planos anunciados destas novas TVs online se concretizem.

Da mesma forma como comentei na coluna Modificação Brasileiras de Games meses atrás, um conteúdo emocional e mobilizador de fãs, tem o poder de gerar formatos novos de mídia espontânea, antecipando os canais autorizados e até mesmo driblando os limites da lei.

Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- 10 anos de Hattrick e 1 ano de GameGol
- Free Beer, cerveja open source e copyleft
- A estréia da TV digital no Brasil
- Não existe almoço grátis?
- Partido Pirata Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO