18.1.08

Magazine Luiza no YouTube


Mês passado saiu essa notícia no Estadão - Magazine Luiza faz acordo com YouTube - com acesso só para assinantes, mas com trechos reproduzidos no portal G1: Magazine Luiza terá canal exclusivo dentro do YouTube. Fiz uma busca e encontrei o perfil YouTube do Magazineluiza.com com 60 videos até o momento, que são os mesmos que aparecem na página de produto no site de comércio eletrônico Magazineluiza.com.

Muita gente deve achar estranho imaginar que um filme de varejo pode um dia estar em destaque na welcome page do YouTube. E a idéia de que videos de vendedores e demostrações de produtos possam competir com o Jeremias, ou um Tapa na Pantera, é no mínimo inesperada :-) De qualquer forma copiei algumas declarações e números que achei interessante na reportagem do Estadão:

Magazine Luiza faz acordo com YouTube (para assinantes)
Site vai exibir vídeos da rede de varejo para elevar vendas online.
“Essa é a primeira parceria do YouTube com o comércio eletrônico na América Latina”, afirmou o diretor geral do Google no Brasil, Alexandre Hohagen. Nos EUA a companhia fez um acordo semelhante com a varejista Target Direct, disse. (…)
A parceria prevê também um canal do Magazine Luiza dentro do YouTube. Segundo o diretor de vendas e marketing do Magazine Luiza, Frederico Trajano, a companhia investiu R$ 1,5 milhão no projeto. “A remuneração do Google virá das campanhas com links patrocinados do Magazine Luiza.” O executivo destacou que vai ampliar de R$ 9 milhões neste ano para R$ 14 milhões em 2008 os gastos em propaganda no meio online. Deste total, 50% dos recursos serão destinados para sites de busca.
Segundo Trajano, (…) a perspectiva é ter 500 filmes na internet até o fim de 2008. Os filmes, produzidos pela própria rede varejista, têm como protagonista a personagem tia Luiza, que explica com simplicidade o funcionamento dos produtos (…). Atualmente o site da companhia recebe 5 milhões de visitas no mês e tem 600 mil clientes cadastrados. O faturamento do site e das lojas virtuais, aquelas que não tem o produto físico, deve atingir R$ 350 milhões em 2007. Para 2008 a expectativa é vender cerca de R$ 500 milhões.

Vale lembrar que o Magazine Luiza inventou a loja eletrônica em 1992, antes mesmo da internet existir a empresa abriu pontos de vendas em cidades pequenas que promoviam e aceitavam encomendas apenas com catálogo impresso, vhs e telefone. Hoje estas lojas são chamadas de Lojas Virtuais Luiza e serviram de postos de testes antecipando a expansão aqui na capital, como tb saiu no Estadão - Magazine Luiza chega a São Paulo.

Thiago Ferrari, do blog da consultoria Acheme7, tb repercutiu a notícia do G1 - Magazine Luiza na Nanomídia do You Tube - e o Gabriel Jacob, no blog Adivertido, comentou sobre o SuperTube outra experiência brasileira de video em e-commerce: Crie seu próprio comercial. Mas por favor, seja criativo!

Stop&Shop TV

Pelo que entendi, o SuperTube pretende ser um espaço para pequenos comerciantes ou vendedores individuais publicarem seus videos com ofertas. Nos Estados Unidos, a rede de supermercados de vizinhança Stop&Shop, lançou o Stopandshop.tv para reunir videos com depoimentos, histórias, receitas e dicas seus clientes. Semanas atrás o blog The “New Media” Analisys aconselhou: Start the conversation with consumers, recomendando o artigo Join the Dialogue: Social Media Provides a New Opportunity for Sparking Excitement About Products and Services (Junte-se à conversa: Redes sociais são uma nova oportunidade para atiçar entusiasmo sobre produtos e serviços).

Isso tudo pode ser só o começo, outra notícia no Estadão - Rede Casas Bahia venderá pela internet a partir de 2008 - antecipa a vinda de mais um peso pesado no mercado. Caso cheguem já usando video e outras abordagens não convencionais na web, pelo menos a empresa tem o retrospecto de patrocinar conteúdo em eventos e adequar a linguagem em suas mensagens veiculadas na MTV.


Post publicado originalmente no Blog Colmeia.tv

Posts relacionados:

- Merchandising Reverso, clipe das japinhas no Carrefour
- Comércio eletrônico, cases e estatísticas
- Decio Yuiti Sonohara, TI do Magazine Luiza
- Venda de móveis pela internet
- Planos das Casas Bahia para internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO