9.1.08

Retrospectiva de 2007

A exemplo do que fiz no começo do ano passado - Balanços do Ano que Passou - pouco meses depois de ter começado a escrever aqui no canal, vou tentar fazer um retrospecto do que julgo terem sido destaques do ano de 2007.

O ano começou com o lançamento do Windows Vista que depois de anos de desenvolvimento ainda hoje apresenta dúvidas e problemas. Lembro que comentei (em Profiles) da brasileira que participou da equipe do sistema operacional da Microsoft. Anunciado em janeiro, o iPhone começou a ser discutido e desejado desde então, mesmo tendo começado suas vendas apenas em junho. No Brasil a repercussão não foi menor - iPhone no Brasil.

Tecnologias que eram aguardadas com certa expectativa, acabaram não se impondo e atravessaram o ano como promessas: Wi-Max no Brasil e O DVD 2.0 Chegou. Mas o conjunto de medidas reduzindo impostos de PCs - Computadores Com PAC - em vigor desde janeiro, acabaram ajudando a colocar o país entre os maiores mercados de notebooks e computadores do mundo e aumentando o número de pessoas com acesso a internet.

O ano também assistiu empresas de tecnologias brasileiras se movimentando e levantando capital na Bolsa. Talvez atrás do que ocorreu no mercado imobiliário mas antecipando os setores de educação e saúde. Mais Compras da Datasul, Bematech na Bolsa, Positivo na Bolsa (no final de 2006) se juntaram as que vieram antes, como Totvs e UOL, e mais anteriormente IdeiasNet e Gradiente. A fusão da Americanas com Submarino foi outro destaque. Não escrevi aqui na coluna mas vale citar a nota negativa do ano, notíciada em outubro aqui no canal: PF prende 40 por suposto esquema de fraude da Cisco.

Na energia, os biocombustíveis e o etanol continuaram como uma tecnologia que dominamos e com visibilidade diante do problema do aquecimento global, ganhando mais impulso em março com a Visita do Bush. Fiz um apanhado da parceria Brasil/EUA na coluna Gringos no Etanol. Também mirando o exterior, as montadoras tentam repetir o sucesso do conceito flex fuel: Tecnologia Flex Para Exportação e Mais Tecnologia do Álcool Para Exportação. Por outro lado, em novembro, o anúncio do mega campo petrolífero - Petrobrás, Tupi e Tecnologia - trouxe novos desafios em águas profundas.

Em abril o Second Life Brasil Chegou e continuava sendo badalado, mas gradativamente deu lugar a outras novidades na web, em especial ao Twitter e outras redes sociais - Microblogs com Celular - culminando com a chegada do MySpace no Brasil. A pirataria surpreendeu antecipando o sucesso do filme Tropa de Elite e repercutindo e virando mania principalmente na web, não registrei na coluna mas vale essa nota do canal: Filme Bomba na Internet Mesmo Depois de Lançado. Quase da mesma forma, o sucesso do video Tapa na Pantera viria a inspirar o Música de Bolso, um canal de Clipes na Web.

No Yahoo! Brasil, acredito que este ano tenha sido um marco para a atuação mais aberta com os blogs e redes sociais. A chegada do Flickr em Português, e os Flickr Days, encontros com usuários e blogueiros, que juntos com o Yahoo! Repórter e o patrocínio dos Jogos Panamericano e o Prêmio Yahoo! Big Idea Chair movimentaram 2007 no portal.

Como perspectiva para este ano, vale acompanhar os desdobramentos da recente Estréia da TV Digital no Brasil e a Licitação do Celular 3G, que lançaram as diretrizes tecnológicas para futuros padrões que podem influir na maneira que consumimos e interagimos com a informação daqui por diante.

UPDATE (11/01/2008): Vale a pena adicionar dois fatos que julguei importantes em relação ao universo dos blogs. Primeiro, foi o estabelecimento do conceito de desconferência, resultado do sucesso do formato Barcamps, que estreiou no país em 2006 mas adotado principalmente pelos blogueiros em 2007, com eventos em várias capitais do país. Outro fato foi a polêmica surgida a partir da campanha publicitária do Estadão, com um macaco blogueiro, que obrigou a companhia a organizar um debate entre jornalistas, acadêmicos e blogueiros. Sobre isso, escrevi a coluna: Desconferência dos Blogs e Frases do Debate do Estadão.

Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO