26.1.08

Tábuas de plástico reciclado



Matéria veiculada no Jornal Nacional dia 10 de novembro - Plástico que era Lixo é Aproveitado em Tábuas Ecológicas - mostrou na TV Globo o projeto "Tábua de Plástico" da universidade Feevale em Novo Hamburgo/RS.

No Rio Grande do Sul, o plástico sai do lixo para substituir a madeira em tábuas ecológicas. (...) A embalagem que conserva o alimento é feita de um material muito difícil de reciclar. Um problema também para o fabricante. Numa indústria de Dois Irmãos, no interior gaúcho, nove toneladas de plástico viravam lixo todos os meses.

"Isso chegou a um volume assustador e nós tivemos que achar uma solução para isso, para pelo menos diminuir esse volume aparente de plástico", diz o assessor técnico Erich Wendler.

A empresa desenvolveu um processo para fundir os saquinhos. O resíduo foi triturado e derretido; ganhou cor; e o resultado foi matéria sólida e bastante resistente, batizada de "tábua de plástico". Mas, o que fazer com pilhas e mais pilhas dessas tábuas? (...) E os estudantes do curso de engenharia começaram a criar.

Um apoio para os pés, para funcionários que trabalham com o computador. Aliviou o cansaço e os gastos da universidade.

"Se tivéssemos que comprar pronto, ele seria ou de plástico ou de madeira. E custaria aproximadamente R$ 57 cada apoio de pés", afirma a professora Jacinta Renner.

O material é usado para lembranças de fim de ano: cadeiras, floreiras de jardim. Uma delas consumiu o equivalente a seis mil sacos plásticos. O banco de madeira está quebrado? O pessoal do laboratório monta outro, com tábua de plástico. Um deles já está em uso há mais de quatro anos.

"Ele não pega cupim, não pega fungo, não apodrece e tem uma durabilidade muito maior que a madeira", comenta o engenheiro industrial Diego Bayer.

Quando volta para o jardim, o banco está como novo. Só num banco há nove mil embalagens que deixaram de ser jogadas na natureza.


Aproveitando os resíduos de indústrias da região, pólo calçadista mundial, plásticos são tranformados em tábuas usadas para fazer móveis, cercas, decks, etc. O site Novohamburgo.org na nota - Plástico Vira Tábua Ecológica - publicada dia 12/11/2007, revela que o engenheiro químico recém-formado Diego Rafael Bayer é o inventor do processo. Sobre tentativas do uso do plástico na construção civil, já escrevi aqui antes as colunas: Casa de Plástico e Casa de Plástico do Chavez.

Post originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- Plástico de cana
- Venda de móveis pela internet
- Casa Futuro
- Máquinas de bingo que viraram PCs
- O plástico de mandioca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO