16.2.08

Album Virtual e Download Remunerado da Trama

Em atividade desde 2004, o site Trama Virtual, versão online da gravadora Trama, sempre se destacou em apostar em novos artistas e formatos de comercialização da música, em choque desde a popularização do MP3. O Download Remunerado permite ao artista receber proporcionalmente a quantidade de arquivos baixados do site e existe desde junho de 2007, quando a empresa reformulou seu site, atesta nota no site Rraulr - Trama Virtual Oferece Download Remunerado - publicada em 15/06/2007.

Lançado em outubro do ano passado, o álbum virtual da gravadora Trama pretende ser outra alternativa de comercialização de musicas no formato digital. Segundo entrevista no Estadão - Álbum Virtual Pode Salvar Artistas (para assinantes) - publicada em 18/10/2007, os criadores do formato, João Marcelo Boscoli e André Szajman contaram para a colunista Chris Mello as vantagens do sistema. Reunindo um arquivo com 12 ou 14 mésicas, imagens e ficha técnica, configura uma obra completa. A idéia é garantir que todos os profissionais envolvidos, musicos, compositores, designers, produtores, fotógrafos, etc, possam ser remunerados. Depois de baixar o pacote, o usuário pode fazer o que quiser com os arquivos de música, imagem e texto.

A matéria também revela que a gravadora tinha 40% da receita vinda de CDs em 2005, com a participação caindo 2% ao mês desde então. Diferente do download remunerado, o Álbum Virtual pretende ser uma experiência completa, próxima aos antigos álbuns em CDs.

Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- MySpace no Brasil
- 10 anos de Rraurl
- Livros eletrônicos inspirados em discos - Mojo Books
- Clipes na web, Musica de Bolso e Tapa na Pantera
- Last.fm em português

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO