4.2.08

Blogs e Publicidade

No fim do ano passado estive em dois eventos relacionados com blogs, publicidade e publicitários: Café com Blogs Publicidade e o Encontro dos Blogueiros Publicitários. Subi algumas fotos no Flickr e só agora tive tempo de comentar aqui com mais calma.

Café com Blogs Publicidade com Presença dos Veículos


Café com Blog Publicidade, upload feito originalmente por wagnertamanaha.
Evento com a proposta de reunir blogueiros, empresários e executivos em cafés-da-manhã, tem como organizadores Manoel Fernandes (Revista Bites), Manoel Netto (Blog Tecnocracia) e Lucia Freitas (Blog Ladybug Brasil). Em novembro estive presente no British Council em São Paulo, na edição Café com Blogs Publicidade, que reuniu publicitários, blogueiros e publicitários blogueiros.

Como trabalhei em agências de propaganda achei que ia encontrar alguns antigos colegas da criação, mas parece que o assunto por enquanto interessa mais ao pessoal do planejamento e mídia. Quando, depois das apresentações de Conrado Navarro (Blog Dinheirama) e Gabriel Tonobohn (Blog Oito Passos), os convidados começaram a perguntar, deu a impressão que muita gente de veículos e portais estava por lá. Talvez preocupados em identificar futuros concorrentes por investimentos online por parte de agências ou anunciantes ou mesmo para conhecer quais técnicas e estratégias os blogs adotam.

Na palestra dos blogueiros, as métricas de repercussão (Links e Blogs Reactions medidos pelo Technorati), encontrabilidade (Google Page Rank), reputação e influência com públicos de nicho e segmentados foram apresentadas como diferenciais importantes e que os blogs exploram com grande potencial. Estatísticas como audiência, page views e impressões foram deixadas de lado, evitando comparações com os números da publicidade online nos grandes portais :-)

No blog do evento, um post reproduz matéria publicada na revista Bites listando vários dos presentes e suas declarações: Qual o Modelo?


Encontro de Blogueiros Publicitários e o Inventor da Tag # no Twitter


Blogs de Publicidade, upload feito originalmente por wagnertamanaha.
Semanas depois aconteceu o evento reunindo blogueiros que escrevem sobre publicidade, realizado no El Malak em São Paulo. Na segunda edição do Encontro dos Blogueiros Publicitários estiveram presentes: Bruno Alucci do blog Direto do Forno (que postou II Encontro de Blogueiros Publicitários), Bruno Delfino hoje na RMG Connect e do blog Falando Nisso (tb postou II Encontro de Blogueiros Publicitários), Diego Jock do blog Casa do Galo, Gabriel Jacob da agência Dandelion e do blog Adivertido (#ebp | 2º Encontro dos blogs publicitários), Guilherme Cury da Ag407 e dos blogs Rough e Comunicadores.info, Jonathan Benarrós do blog Ad Me e Luiz Yassuda da Fischer e dos blogs Estalo e Yassuda.org (Muitos Encontros no Fim de Semana. Deve Ser o Espírito Natalino Baixando nas Pessoas) e eu.

Além das conversas sobre o mercado, descobri que o Yassuda foi a primeira pessoa a usar o símbolo # para designar um assunto, tag ou tema, nos micro posts no Twitter. Ele disse que criou a gramática para antecipar aos leitores - seguidores, como uma ajuda na hora de acompanhar as várias atualizações. O Cris Dias (Crisdias.com) foi um dos primeiros a adotar, inclusive comentando a invenção em um podcast, hoje muitos usuários brasileiros do Twitter adotaram o # como tag facilitando na hora de trackear as conversas em torno de assuntos e eventos específicos.

Post publicado originalmente no Blog Colmeia.tv

Posts relacionados:
- Agência de publicidade do futuro
- Condomínios, Fazendas, Redes e Coletivos de Blogs
- Blogs nas empresas
- Desconferência dos blogs
- Eduardo Cardoso e Carlos Merigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO