14.2.08

Games proibidos no Brasil

Dia 22 de janeiro notícia aqui no Yahoo! Tecnologia - Counter Strike e Everquest Estão Proibidos no Brasil - anunciou a decisão da justiça em Minas Gerais que começou a ser aplicada no estado de Goiás. A proibição do game de tiro CS, da Eletronic Arts (EA), foi justificada pela existência de cenas violentas em favelas no Rio de Janeiro, entre outras coisas. Já Everquest é um MMORPG da Sony Online Entertainment onde os jogadores interagem um universo inspirado na idade média misturado com fantasia e monstros.

Na verdade os cenários brasileiros do CS são modificações não oficiais, desenvolvidos pelos próprios usuários, que já citei aqui antes na coluna Modificações Brasileiras de Games. Aproveitando a polêmica, o blog Audio Game publicou uma Entrevista com os Criadores do Mapa CS Rio onde os autores lembram que o game e o cenário já tinham sidos banidos em Lan Houses no Rio de Janeiro. A decisão da justiça brasileira provocou uma reação por parte dos jogadores e simpatizantes que enxergaram censura e prepotência. O blog Liberdade Gamer foi criado para mobilizar pela internet as opiniões contrárias a decisão. Notícia aqui no canal - Jogadores se organizam contra censura de CS - publicada dia 29/01/2008 contou da ação no Masp em São Paulo, que reuniu cerca de 30 pessoas, segundo divulgou a Folha Online: Protesto a favor do Counter Strike leva 30 pessoas à av. Paulista. O sociólogo e professor Sergio Amadeu considerou o precedente absurdo e postou - Ataque à Liberdade de Expressão Juiz Quer Proibir Games Counter Strike e Everquest - em seu blog.

Lembrei que no México, uma decisão totalmente inversa - Cidade do México oferece Xbox e PCs para quem entregar armas - foi divulgada aqui no Yahoo! Tecnologia em março do ano passado. Pouco depois, em 18/04/2007, novamente aqui no canal números de uma pesquisa encomendada pelo Conselho Britânico de Classificação de Filmes (BBFC): Videogames Violentos são "Distração Divertida", diz Pesquisa.

Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- Máquinas de bingo que viraram PCs
- Projeto de controle da internet, o cabrito voltou
- Games MMORPG populares
- Canais de futebol pela web, IPTV
- Partido Pirata Brasileiro
- X Box com nota fiscal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO