7.2.08

Internet sem fio na praia

Notebook - Copacabana
No início de janeiro o Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou o projeto Orla Digital, que pretende iniciar a implantação de pontos wi-fi para acesso à internet sem fio grátis começando por Copacabana e Baixada Fluminense. Notícia na Folha Online publicada dia 03/01/2008 - Praia de Copacabana Deve Ter Rede Wi-Fi Até Junho - conta que a Avenida Atlântica foi escolhida pelo potencial turístico e necessidades de segurança e monitoramento da região. No site de uma das financiadoras do projeto, a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), tem publicado um resumo do projeto: A Princesinha do Mar Entra na Era Digital a Partir de Maio.
A experiência bem sucedida no interior do Estado, o projeto Piraí Digital, que já citei aqui na coluna Internet Sem Fio nos Municípios foi citado pela FAPERJ como bom exemplo a ser seguido, o mesmo ocorrendo com o serviço já disponível na cidade litorânea paulista de São Sebastião. Sobre esta última, matéria no Link Estadão - São Sebastião Ganha Praia Conectada - publicada em 17/09/2007, conta que desde o início de setembro a prefeitura oferece acesso sem fio banda larga gratuitamente para os moradores e turistas. O mesmo jornal, no fim do ano passado, fez um test drive pelo litoral paulista mas ao contrário da tecnologia wi-fi, recomendou um sistema menos sofisticado mas presente com qualidade nos locais visitados: Lan House é a Melhor Opção na Praia.
Uma tecnologia sem fio considerada uma evolução do wi-fi também foi comentada aqui Wi-Max no Brasil mas que aparentemente perdeu a força mesmo com estas novas iniciativas de acesso público. Como curiosidade, no começo de janeiro Débora Fortes publicou em seu blog no site Info Exame - Vai Querer Surfar na Praia - um ranking com as 10 melhores conexões wi-fi em praias americanas. Em Santa Catarina, o evento Blogbeach pretende reunir nos próximos dias 23 e 24 deste mês, blogueiros e acompanhantes na praia de Bombinhas que apesar dos atrativos naturais com certeza vai querer oferecer conexão banda larga aos participantes, mesmo que desta vez ainda não seja sem fio.
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- Mais cidades com internet sem fio
- Troca troca de casas pela internet
- Gastos com telefone e banda larga
- A disputa dos laptops da criançada
- Reprodução censurada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO