22.2.08

Números dos cartões de crédito no Brasil

Em evidência depois do recente escândalo do mal uso de cartões de crédito corporativo por parte de membros do governo, que até serviu de inspiração para joguinhos e piadinhas na internet (como o Gerador de Cartão Corporativo), o setor vê com bons olhos um modelo de regulamentação, como foi publicado aqui no Yahoo! Notícias: Associação Aprova Regulamentação de Cartões de Crédito.

Nota no site O Globo publicada no último dia 11 - Indústria de Cartões de Crédito Deve Fechar Fevereiro com Faturamento de R$ 15,1 Bilhões - revela os números em torno do uso deste modo de pagamento que tem influência direta no comércio eletrônico e automação bancária. O crescimento vem acontecendo em ritmo constante com 93,5 milhões de cartões em circulação que devem efetuar 204 milhões de transações até o final de fevereiro, com gasto médio R$ 74,3 por operação.

Vale lembrar que no ano passado o numero de cartões de crédito emitidos pelo comércio varejista consolidou-se com um número superior comparado com aos bancos e financeiras. Nota no jornal Estadão - Varejo já Emite mais Cartões do que Bancos (para assinantes) - publicada em 05/07/2007, contabilizava a estimativa da Associação Brasileira de Cartões de Crédito (Abecs) em 127 milhões de cartões de loja ante 91 milhões de cartões emitidos por bancos. A matéria ainda publicou um levantamento feito pela consultoria Boanerges & Cia, que aponta que as Casas Bahia, emitiram 1,2 milhões de cartões apenas no primeiro semestre de 2007, os cartões da rede existem desde junho de 2005 em parceria com o Bradesco.

No ranking geral da matéria do Estadão, em primeiro estava a C&A (16 milhões de cartoes emitidos), seguidos por Riachuelo (12 mi), Renner (10,3 mi), Pernambucanas (10,2 mi), Carrefour (6,4 mi), etc. Outras estatísticas interessantes vem das redes regionais: o Hipercard, cartão de fidelidade lançado pela rede Bompreço emitiu 7,5 milhões, a Sorocred nascida na Associação Comercial de Sorocaba e atua em varias cidades no interior de SP emitiu 3 milhões, a Policard nascida na associação de distribuidoras de veículos em MG emitiu 2 milhões até o primeiro semestre de 2007.

Como atesta notícia no site da Unidade de Acesso de Serviços Financeiros do Sebrae - Emissão de cheque pré-datado está à beira da extinção - o crescimento do uso de cartões fez desaparecer o antigo modelo de crédito informal, antes onipresente na rotina dos brasileiros. Em torno do assunto, já escrevi aqui as colunas Dinheiro Digital Brasileiro e Pagamentos por Celular em Maringá. Em relaçao ao comércio eletrônico, escrevi aqui Números do comércio eletrônico no Natal e a declaração do presidente das Casas Bahia que liga o número de clientes com cartão aos planos de abrir uma loja na internet ainda este ano.

Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- Pane no Mastercard na véspera do Natal
- Venda de móveis pela internet
- Caixas eletrônicos e internet banking

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO