16.2.08

Roubo de laptops na Petrobrás

Notícia aqui no Yahoo! Tecnologia publicada ontem - PF diz que Material Roubado Estava em Sonda na Bacia de Santos - revelou que os laptops que sumiram, com dados sigilosos da Petrobras, estavam originalmente em uma sonda da estatal na bacia de Santos, região onde está localizado o megacampo de petróleo de Tupi e a grande reserva de gás e condensado Júpiter.

Já tinha escrito sobre a nova descoberta da companhia em Petrobras, Tupi e Tecnologia, reportagem no Estadão - 2 km de Sal Desafiam Tecnologia - publicada em 18/11/2007 levantou as dificuldades e o ineditismo de exploração de petróleo neste tipo de crosta, apesar da Petrobras ser líder mundial em águas profundas. A existência de gás foi anunciado mais recentemente, como resume esta nota no Globo Online - Petrobras: Descoberta de Campo Gigante Pode Ajudar País a Ser Auto-suficiente em Gás Natural - publicada dia 22 do mês passado.

O roubo de laptops está sendo considerado como espionagem industrial, e não seria algo incomum neste setor, como denuncia Fernando Siqueira, diretor da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet) e ex-engenheiro da área de Exploração e Produção da estatal, em entrevista publicada aqui no canal: Roubo de Dados da Petrobras Não Foi o Primeiro.

Infelizmente a indústria do petróleo sempre foi acusada de provocar até invasões e guerras, agora, a novidade fica por conta de uma companhia brasileira estar envolvida neste cenário.

Finalizando, o site da Folha Online fez uma lista das notas publicadas no exterior em: Imprensa Internacional Repercute Furto de Dados da Petrobras.


Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- Cérebro flex
- Especulação com etanol
- Etanol e o monopólio da Petrobrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO