27.3.08

Energia solar obrigatória na lei



Matéria no caderno classificados do Estadão - Lei Emplaca Energia Solar - publicada em 03/02/2008, fala da nova lei 14.459/07 que obriga a instalações de aquecedores solares de água na cidade de São Paulo. Casas e apartamentos novos com 4 ou mais banheiros teriam que utilizar o equipamento que, segundo Racine Prado, professor da Poli da USP, custa no mínimo R$ 2 mil, incluindo um sistema simples com duas placas coletoras e um reservatório de 200 litros.

Ainda na materia, Carlos Felipe da Cuna Faria, diretor do Departamento Nacional de Aquecimento Solar (Dasol), uma família de 4 pessoas que adotar o sistema podera economizar até 30% menos por ano na conta da energia elétrica. A matéria ainda alerta para os cuidados na compra dos equipamentos, o selo do Inmetro e o Qualisol, que certifica a qualidade do revendedor na hora da instalação.
No site Zap, a nota - Energia Solar Será Obrigatória em 180 Dias - publicada em 27/01/2008, fala que a lei já foi publicada no Diário Oficial e entra em vigor em junho.

Augustin T. Woelz coordenador da Sociedade do Sol, que promove a tecnologia solar, acredita que a obrigatoriedade não seria necessária mas poderiam existir outros incentivos. Mas com a lei, Augustin acha que a produção, a indústria e o comércio vão esquentar e consequentemente os custos dos equipamentos pode cair.

A enegia solar para aquecimento de agua é um dos usos mais populares, mas converter a enérgia térmica em energia elétrica também tem muito potencial. A notícia - Eike se Une a Empresa Chinesa para Produzir Energia Solar no Brasil - publicada no Estadão em 22/02/2008, fala da parceria da MPX (do empresário Eike Batista) com a Yingli Solar, empresa chinesa que fabrica paineis solares. Nos planos esta a contrução de uma usina geradora de energia solar en Porto de Açu, no estado do Rio de Janeiro, com capacidade para produzir 50 MW a partir de 2009. O empresário declarou que deseja estar produzindo cerca de mil MW até 2015.

A Sociedade do Sol tem um projeto de sistema de aquecimento solar de baixo custo, feito com materiais reaproveitados e de fácil acesso. Outros inventos parecidos podem ser vistos no YouTube, como este Projeto de Aquecedor Solar com Garrafas Pet.


Post originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia

Posts relacionados:
- Energia que vem do lixo
- Do Flickr para o cinema, Lei Cidade Limpa em São Paulo
- Carros elétricos movidos a vento
- Nota fiscal eletrônica que vale crédito nasceu em Angra
- Brasileiro na Associação Mundial de Energia Eólica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO