5.4.08

Obras digitalizadas, domínio publico e boato

Notícia publicada aqui no canal - Instituições Digitalizam Obras Raras Para Publicá-las na Rede - dia 02/04/2008, conta dos projetos da Cinemateca Brasileira e Centro Cultural São Paulo na digitalização de seus acervos de filmes e arquivos de áudio. Um exemplo já iniciado nesta área é do Instituto Moreira Salles (IMS), com acervo disponível na web em música e fotografia.

O portal Domínio Público mantido pelo Ministério da Educação reúne obras literárias sem restrições de direito autoral e recentemente divulgou o ranking de obras mais baixadas pelos visitantes. Notícia na Folha - "Divina Comédia" Lidera em Site Literário - publicada em 03/01/2008 conta que a liderança é da obra escrita por Dante Alighieri no século XIV. Escrita originariamente em toscano e cuja versão disponível no portal foi traduzida para o português por José Xavier Pinheiro, baiano morto em 1882, atingiu 168.416 downloads até a data da reportagem. Como a obra de Shakespeare A Comédia dos Erros esta em 4o no ranking (68.990 downloads), funcionários do MEC brincam com a suspeita de que os usuários estariam baixando as 2 obras pensando que seriam cômicas.

A professora Lenira Almeida Heck (pseudônimo Julia Vehuiah), moradora de Lajeado (RS) tem 3 obras entre as 10 mais baixadas no portal, e com Fernando Pessoa completa a lista de autores do ranking.

Boato do fechamento do portal Dominio Público

Aliás, este portal foi motivo de boatos de fechamento que circulam por correntes de email e na blogosfera desde 2006, como atesta o blog de Paulo Lopes: Portal Domínio Público Não Vai Fechar. Ele lembra que o Bluebus recebeu um destes emails e publicou:
1 lugar onde se pode acessar gratis livros, pintura e musica, vai acabar
12:01
Blue Bus recebeu email sobre "1 lugar onde se pode ler gratuitamente as obras de Machado de Assis ou A Divina Comédia, ou ter acesso às melhores historinhas infantis de todos os tempos. 1 lugar que lhe mostrasse as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci. Onde você pudesse escutar músicas em MP3 de alta qualidade". Informa - "O Ministério da Educaçao disponibiliza tudo isso, basta acessar o site dominio publico. Só de literatura portuguesa sao 732 obras". Alerta - "Estamos em vias de perder tudo isso. Vao desativar o projeto, já que o número de acessos é muito pequeno. Para reverter a situaçao precisamos divulgar e incentivar as pessoas a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminaçao da cultura e do gosto pela leitura" - obrigado pela nota, Gustavo. 13/3/2007


Post originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia

Posts relacionados:
- Flickr The Commons
- Arquivos da escravidão
- Lendas urbanas e teorias da conspiração
- Catálogo online da Embrapa
- Registros dos imigrantes
- Arquivos de Darwin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO