29.5.08

Comércio eletrônico, cases e estatísticas

Nota no começo do mês aqui no Yahoo! Tecnologia - Apenas 16% Compraram Pela Internet - publicada dia 08/05/2008, revela os resultados da pesquisa feita pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Apesar de parecer pouco, o percentual de pessoas que compraram em alguma loja online chega a 52% entre os internautas da classe A. Sobre este assunto ja escrevi aqui antes em Números do Comércio Eletrônico no Natal e Americanas com Submarino, entre outros. Lembrei também que em 2006 o jornal Valor publicou uma reportagem com os sites Estação do Vinho e Meu Amigo Pet. A matéria Encontrar o Nicho é Apenas o Começo (para assinantes), publicada em 23/11/2006, conta que o consultor em software de gestão Anselmo Endlich fundou a Estação do Vinho em Vitoria/ES, onde sua família tem negócios na área mas em 2005 mudou a sede para São Paulo.

Fabio Vargas, com experiência de 15 anos em tecnologia com passagens por empresas como Sharp, Somlivre e Videolar, fundou a Meu Amigo Pet em 2004. Lançou produtos online como a Assinatura de Ração, que garantia entrega e preço por 6 meses e investe 20% do faturamento em sites de busca e comparação de preços como o Buscapé. Fabio investiu R$ 1,5 milhões no negócio e dois anos depois atingiu o faturamento de R$ 80 mil por mes, que garantiria o ponto de equilíbrio para manter a operação.

Na coluna Mercado Aberto na Folha de SP, a nota Mochilão (para assinantes), publicada em 05/01/2008, conta da loja eletrônica de acessórios, bolsas e mochilas. A Allbags estreou em dezembro de 2007 e segundo seu diretor Fabricio Luzzi, um dos planos era iniciar vendas corporativas (b2b) para que empresas pudessem adquirir produtos em quantidades maiores para presentear funcionários, clientes ou colaboradores. Na mesma coluna, mas publicada em 26/01/2008 - Agenda Cheia (para assinantes) - traz declarações de Ronaldo Cunha Bueno, diretor de marketing da NetShoes. Empresa de ecommerce de artigos esportivos, inaugurou em fevereiro o novo design da marca e layout do site e começou a atuar em consultoria em gestao e planejamento em comércio eletronico. Segundo a nota, atendendo o NetBolsas, conseguiu aumentar em 400% o faturamento da loja online que tem como sócio a empresa de acessorios e bolsas Inovathi. A NetShoes mantém desde o ano passado a tecnologia de compras via celular batizada de "shotcode".

Aqui no Yahoo! Tecnologia, a notícia Brasil Amplia Participação em Vendas da Decolar.com, publicada em 23/04/2008, conta um pouco sobre este site de venda de pacotes turísticos e passagens aéreas. Criado em 1999 por empresários argentinos, o Decolar.com teve 85 por cento do seu capital adquirido pelo grupo norte-americano Tiger, em julho do ano passado.


Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- Venda de móveis pela internet
- Números dos cartões de crédito no Brasil
- Decio Yuiti Sonohara, TI do Magazine Luiza
- Novo visual da Americanas.com
- Planos das Casas Bahia para internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO