23.5.08

Coworking em SP, Teletrabalho e Laje


Hub São Paulo Space, upload feito originalmente por The Hub Network.

No fim do mês passado foi parcialmente inaugurada a sede do The Hub em São Paulo, mesmo sem ter as obras terminadas completamente os participantes estão começando a ocupar o espaço de trabalho. Um post no blog do projeto - 30 de Abril - Trabalhando no The Hub - registra o início da prática deste conceito novo onde profissionais e empresas de diferentes áreas de atuação dividem um mesmo espaço e a infra-estrutura necessária para suas atividades. Um dos participantes do The Hub SP, Tiago Dória, blogueiro, consultor e colunista de tecnologia escreveu o post Conheça o 1o Espaço de Coworking do Brasil com uma breve entrevista em video com Pablo Handl, idealizador do projeto.

Em São Carlos, interior de São Paulo, outro espaço pretende funcionar com a mesma filosofia de coworking, o CWSC. Iniciativa de Fabrício Zuardi, do blog I Do My Own Stunts e do CCHits.org, de volta ao Brasil depois de uma temporada trabalhando na equipe do Ning no Vale do Silício, pretende trazer um pouco do espírito de inovação da Baía de São Francisco para a região, que já conta com empresas e universidades influentes no mercado de tecnologia e internet.

Tempos atrás mencionei aqui outra iniciativa parecida, um pouco mais restrita talvez, na coluna Wiki Na Laje, onde vários empreendedores da área de design e arte alugaram em conjunto o último andar da galeria Ouro Fino em São Paulo/SP. No blog do The Hub SP o post - Novos Hubbers O Grupo Toma Forma - já comenta uma possível aproximação entre ambos os projetos.

Estes movimentos podem ser traduzidos como uma extensão física da nova rotina de produção que com o avanço da informatização e da conexão sem fio permite cada vez mais o trabalho remoto e equipes descentralizadas e multidisciplinares, que se reúnem por projetos em vez de ligados a uma mesma empresa ou estuturas hierárquicas rígidas. Notícia no Estadão - Cafés de São Paulo Viram Escritórios Online - publicada em 02/12/2008 já contava desta nova opção para se trabalhar conectado em vários pontos da cidade. O designer gráfico Daniel Arantes conta na reportagem que tem clientes em Barcelona na Espanha e trabalhos publicados no Japão, usa uma cafeteria para reunir colaboradores e trabalhar. Da mesma forma, Henrique Bussaccos mantem um site com uma equipe de free-lancers. como Andressa Triveli. que se encontram semanalmente no café da Livraria da Vila, que para eles virou um "escritório casual".

Até mesmo um mapa com os melhores pontos de coworking já existe - Coworker SP - iniciativa de um entusiasta deste modo de trabalho cujos adeptos não são limitados por fronteiras nacionais. A reportagem do Estadão também conta que diante desta nova maneira de trabalhar, empresas tradicionais adotam algumas características do novo formato, flexibilizando os horarios e incluindo amenidades como games, tvs e máquinas de bebidas no escritório. A Predicta, de gerenciamento de midia online, assim como outras da area "pontocom" são citadas como adeptas desde modelo.


Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- Lista de coworking no Brasil
- Coworking ganhando espaços
- Wiki na laje
- Empreendedorismo e tecnologia no Brasil
- Incubadoras e chocadeiras tecnológicas
- Pesquisa do teletrabalho na América Latina
- Teletrabalho no Brasil
- Fórum de Governança da Internet, Palestra de Ray Kurzweil e ICANN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO