26.6.08

Sites de namoro e encontros

O Dia dos Namorados comemorado semanas atrás foi motivo, além de colocar o romantismo em evidência como de costume, do surgimento de várias ações promocionais. Na internet, ofertas nos sites de comércio eletrônico e até mesmo o uso do Twitter que, apesar de estar passando um período de dificuldades técnicas de acesso devido ao grande numero de usuários, viu o lançamento do Twitelegante e do Correio Elegante Twitter. O primeiro permitia o envio de mensagens amorosas de forma anônima, o segundo fez uma lista de solteiros usuários do serviço (que já expliquei aqui na coluna Microblogs com Celular) e até promoveu uma festa onde todos os citados teriam a chance de se encontrar.

Lembrei também que ano passado, o Estadão publicou no dia dos namorados do ano passado a matéria Sites de Namoro Atraem 900 mil por Mês, diz Ibope. A pesquisa, feita em abril de 2007, revelou que a maioria dos inscritos em sites como o Par Perfeito (parceiro aqui no Yahoo! Encontros) são do sexo masculino. Outros sites do gênero são o pioneiro Almas Gêmeas do Terra e os recém lançados Metade Ideal e S2Net, este último até inclui como verbete na Guerrilhapédia. Na época, dentro de um universo de 16 milhões de brasileiros conectados, 5,5 mil acessaram algum site do tipo, as mulheres, mesmo em número menor, navegam por mais perfis de candidatos em cada visita que fazem. José Calazans, analista de internet do Ibope consultado na matéria, ressaltou que a pesquisa não incluiu salas de chat e sites de redes sociais, como o Orkut. Segundo Calazans a internet brasileira tem o perfil de ser um local para buscar amizades e os sites de relacionamento e comunidades representam 70% da audiência.

A reportagem resumiu os dados da pesquisa com o perfil dos usuarios destes sites: a faixa etária dos homens é de 25 a 49 anos e das mulheres e de 25 a 34 anos, o tempo de navegação é de 37 minutos em média com o máximo em torno de 46 minutos. Vanessa Salomão declarou ao Estadão que tem cadastro no site Par Perfeito sob o apelido de VKS_Rio e depois de um tempo veio a se tornar analista de marketing da companhia, que acabava de ser comprado pela empresa Meetic.com, líder no mercado europeu. Outra empresa estrangeira, a americana Match.com, que tem sua versão em português desde 2003 mas desde o ano passado passou a anunciar de forma mais presente. A matéria tambem citou o empreendimento Table For Six, agência de encontros que cobrava em média R$ 3 mil de taxa anual. Existe até um site cuja proposta é comparar os diferentes serviços online: a Central de Sites de Encontros.


Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- Pulseiras do sexo, lenda urbana ou tendência adolescente?
- Luis Fernando Verissimo fala sobre Twitter
- Blogueira na Playboy
- Orkut para ricos, executivos e empresários
- Reprodução censurada

- Amigos imaginários e fakes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO