27.7.08

Lendas Urbanas e Teorias da Conspiração

bonecos

Matéria na Folha de São Paulo - Guia de sites compila teorias conspiratórias na internet - publicada em 22/07/2008 fala sobre o livro Web of Conspiracy, um guia de sites sobre teorias da conspiração na internet. Os autores James F. Broderick e Darren W. Miller pesquisaram e selecionaram 21 teorias, desde as mais polêmicas como as que contestam o suicídio de Marilin Monroe e Jim Morrisson e até as mais curiosas, como o Experimento Filadelfia, suposta tentativa de teletransportar um navio, promovido pela marinha americana.

Os autores reuniram apenas teses defendidas por intelectuais e cientistas, como Brenda James, que escreveu o livro The Truth Will Out: Unmasking the Real Shakespeare (A verdade vem a tona: desmascarando o verdadeiro Shakespeare) que revela que o questionamento da obra do dramaturgo inglês vem desde o século XVIII. O site do livro ( Webofconspiracy.net ) ainda reune links sobre o atentado às torres gêmeas de 11 de setembro, que é considerado pelos autores como o primeiro fato cujas teorias conspiratórias tiraram proveito do imediatismo proporcionado pela popularização do registro digital e da internet.

No suplemento de Informática do mesmo jornal, outra matéria - Internet Deu Fôlego a Lendas Urbanas, Diz Pesquisador - publicada em 20/02/2008, fala da tese de doutorado defendida por Carlos Renato Lopes na Universidade de São Paulo (USP). Formado em letras, Carlos analisou por 2 anos mais de 12 mil mensagens espalhadas pela internet, a maioria registrada no site Snopes.com, especializado em boatos. Historias como desodorantes que provocavam câncer de mama, jovens que se envolvem com homens para espalhar o virus da Aids, mulheres de branco que faz vítimas em estacionamento de shopping centers, etc, quase sempre enviadas com o assunto urgente ou confidencial.

O estudo concluiu que estas lendas urbanas quase sempre não tem autoria definida e envolvem elementos do cotidiano. Carlos revela que a historia do roubo de rins na banheira, retirado por traficantes, e contada desde pelo menos o final do século XIX. As lendas são adaptadas a diversas cidades e tem em comum os assuntos do momento - doenças, ataques e escândalos - e delineiam contrastes entre segurança e violencia, risco e conforto e quanto mais abalam o cotidiano, mais impacto causam.

Na mesma reportagem, uma nota complementa - Nua em NY: Top Brasileira Foi Foco de Uma História Fantasiosa (para assinantes) - o pesquisador cita uma lenda de vida curta: a história de que a top model Gisele Bundchen sairia nua em Nova York caso o time de seu namorado, Tom Brady, perdesse o campeonato de futebol americano.

Post publicado originalmente no blog do Yahoo! Tecnologia.

Posts Relacionados:
04/12/2009 - Pulseiras do Sexo - Lenda urbana ou tendência adolescente?
11/01/2007 - Reprodução Censurada
07/12/2006 - Terror do Arquivo Morto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO