28.7.08

Reciclagem de óleo de cozinha



Notícia no Estadão - Óleo de Cozinha, da Panela para os Motores - publicada em 30/12/2007 conta do projeto Biodiesel Urbano, que aproveita óleo de cozinha usado para produzir biodiesel. Parceria entre a Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp (Feagri), o Instituto Harpia Harpyia (presidido por Dom Mauro Morelli, ex-bispo de Duque de Caxias/RJ) e a prefeitura de Indaiatuba/SP, o projeto pode ser expandido para outras cidades da regiao de Campinas/SP.

Com uma pequena usina piloto em funcionamento, tem capacidade para produzir mil litros de biodiesel por dia, e em maio deste ano estava prevista a operação de uma usina com capacidade de produzir 45 mil litros por dia, com investimentos de R$ 3 milhões do governo federal, segundo declarou à reportagem o professor e pequisador da Unicamp, Antonio José da Silva Maciel. Em Indaiatuba, a reciclagem começou em 2006 e na época da matéria 10 mil litros de óleo recolhido todo mês se transformava em 9 mil litros de biodiesel. O combustivel é usado para abastecer veículos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Ainda no Estadão, a matéria publicada em 16/12/2007 e replicada no site da Potencial Petróleo - Óleo de Cozinha Reciclado vira Sabão e Biodiesel - fala das alternativas na reciclagem do resíduo que preocupa as donas de casa por causa da crença de que uma gota de óleo contamina um litro d'agua. Em São Paulo/SP, a Sabesp mantém um projeto piloto que desde agosto de 2007 recolhe o óleo em 300 condomínios na região central em parceria com ONGs como a Trevo. Para Carlos Alberto Aparecido, gerente da unidade de negócios da Sabesp, o óleo acumulado nas tubulações é o grande vilão dos entupimentos nas redes e ramais domiciliares.

Segundo a matéria no Estadão, em Santo André/SP na região do ABC paulista, a ONG Instituto Triângulo promove a reciclagem desde 2004. Fabricio Franca, diretor da entidade, conta que a instituição tem o patrocínio da Petrobras e orienta ONGs que estão começando a atividade, recebendo visitas de gente diversos lugares do país, inclusive de Rondônia. A Triângulo recolhe óleo de 60 mil residencias na grande São Paulo e usa a matéria-prima na produção de sabão, em projeto para jovens com geração de renda e educação.

A matéria também cita o projeto Biodiesel em Casa e nas Escolas, criado no departamento de química da USP de Ribeirão Preto e premiado no Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente. Tendo como coordenador o professor Miguel Dabdaoub, o projeto tem apoio de empresas como Carrefour, Grupo Pão de Açúcar, Volkswagen, Mc Donald's e Faber-Castell. Com inicio em 2003, quando a coleta começou na universidade, na época da reportagem, recolhia óleo de 25 municípios do interior de São Paulo e do Triângulo Mineiro, podendo atingir 100 toneladas de óleo usado. O programa tem cunho de desenvolvimento científico, tecnológico, educacional e de conscientizacao ambiental, ensinando alunos de quimica a transformarem o óleo de cozinha em biodiesel, analisando a qualidade do óleo enviado pelas empresas parceiras e promovendo a conscientização ambiental em escolas.

Lembro que a informação do impacto do óleo na poluição das águas se tornou popular graças a um email apócrifo que as pessoas começaram a passar 5 anos atrás. Com características parecidas aos boatos que comentei aqui no post Lendas Urbanas e Teorias da Conspiração tempos atrás, mesmo sem seguir o rigor científico nas estatísticas apresentadas, conseguiu fazer com que o tema ganhasse atenção. Na Rede Ecoblogs, projeto que participo pela agência Espalhe, o post mais visitado traz justamente uma receita de reaproveitamento do óleo usado na alimentação - Sabão Ecológico - publicado em 9/3/2008 e que continua recebendo dúvidas e comentários ate hoje.


Post publicado originalmente em meu Blog no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- Rede Ecoblogs da Fundação Mapfre, 1 ano com novidades
- Energia da laranja, mandioca, murumuru, etc
- Rede Ecoblogs, agregador e biblioteca online de posts sobre meio ambiente e sustentabilidade
- Energia que vem do lixo
- Pulseiras do sexo, lenda urbana ou tendência adolescente?
- Biodiesel animal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO