2.8.08

Ministro da cultura hacker - Gilberto Gil

Dia 30/07/2008 o ministro da cultura Gilberto Gil anunciou sua renúncia do cargo que ocupou desde 2003. Defensor da cultura hacker e das tecnologias digitais que transformaram o mercado musical, do qual volta a fazer parte em definitivo. Notícia aqui no Yahoo! Tecnologia - Ministro Hacker - publicada em 18/06/2008 conta um pouco do perfil do ex-ministro, cuja posição a favor do copyleft (direito autoral livre e compartilhado) fez com se tornasse o primeiro brasileiro na capa da Revista Wired em novembro de 2004.

Gilberto Gil deixa projetos como os Pontos de Cultura que mistura arte com elementos de inclusão digital e software livre. José Murilo, autor do blog Ecologia Digital e funcionário do ministério, explica um pouco a origem e o conceito dos pontos de cultura no post Do-in antropológico via massageamento cultural.



Matéria do Estadão - Gilberto Gil aporta no Rio e deixa a coisa correr solta - publicada em 10/08/2007, contou dos shows do artista onde fotos, filmagens (feitas com câmeras digitais e celulares) e a divulgação delas, foram totalmente liberadas.

Na reportagem, Gil declarou:
"Uma das características desses processos de convergência digital e a reprodução, a contaminação viral, em que não se controla nada; ao contrário, deixar a coisa solta é parte da experiência. Os mais de 80 videos jogados no YouTube dão uma noção de como a bola de neve vai se formando".

Post publicado originalmente em meu Blog no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- Free Beer, cerveja open source e copyleft
- É grátis ou tem mecenas por trás?
- Obras digitalizadas, domínio público e boato
- Máquina de baixar e comprar MP3
- O culpado pelo sucesso do Orkut no Brasil
- Bebel Gilberto ensaia por Skype
- Reciclagem da Dell e Metareciclagem na TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO