24.1.10

Estarei nos Encontros de Rede Vivo e Redes Sociais e Educação na Campus Party

Dias 27 e 29 de janeiro, na Campus Party 2010 em São Paulo, estarei como convidado nos Encontros de Rede Vivo, organizados pela Vivo Educação. No dia 28 tb estarei no evento, desta vez na platéia do debate Redes Sociais e Educação, na área Criatividade/Blogs, representando o Movimento + Feliz (iniciativa aqui da 141 SoHo Square que apóia o Bairro Escola Cidade Aprendiz).

Gravação do clipe - Salvador, upload feito originalmente por maisfeliz.
Abaixo um resumo da divulgação dos eventos:
Encontros de Rede Vivo
Com a expansão das tecnologias digitais cada vez mais seres humanos podem se valer de meios digitais para comunicação. De vários modos estas conexões alteram nosso modo de vida, mas será que com isso algo se modifica nas relações humanas de modo geral? Seremos mais democráticos, transparentes, livres e inteligentes apenas porque temos os meios digitais para isso? Pesquisadores, especialistas e grande público exploram neste debate estas questões, em uma conversa livre e aberta sob o apoio do VivoEduca, iniciativa para novos modelos de apredendizagem em rede mantida pela Instituto Vivo.
Onde? Lounge Vivo - Arena dos Campuseiros

27/01 – Quarta-feira - 14h30 – 16h
Quem? Dalton Martins, Gil Giardelli, Gilberto Jr., Wagner Tamanaha, Marcelo Estraviz

29/01 – Sexta-feira - 17h30 – 19h
Quem? Helder Araújo, Pedro Markun, Gilberto Jr., Wagner Tamanaha

Veja a programação completa na comunidade no Ning do Vivo Educação: Vivo Campus Party 2010
A combinação celular e educação nem sempre resulta em advertências e broncas de professores na sala de aula. Dias atrás vi essa notícia no Portal Aprendiz sobre um curso de inglês pelo celular disponível na Vivo:
Israelenses criam método de ensino de inglês pelo telefone
A empresa israelense La Mark desenvolveu um novo método para o ensino do inglês. Por meio do telefone celular, o aluno tem acesso a exercícios interativos, arquivos de áudio e vocabulário com mais de 1 mil palavras. Também pode participar de comunidade de relacionamento e de jogos em inglês.
Um dos diferenciais do serviço é a possibilidade do assinante praticar fala, leitura e escrita em inglês por meio de sessões curtas em qualquer horário e local.
No Brasil, o método já está disponível pela operadora Vivo. O Kantoo English é cobrado semanalmente, ao custo de R$ 3,99. Para estimular o uso da plataforma, o usuário é isento do custo com downloads e tráfego desses dados.
Lá também publicaram ano passado a nota - Curso gratuito é dado pelo celular - sobre a iniciativa de uma universidade japonesa. Para quem acredita que o Google e o imediatismo das buscas abalaram com a educação formal, é uma surpresa saber que na India o líder em buscas locais (Justdial.com) mistura internet, voz e telefonia, como revela o blog Google Discovery: Google começa a testar buscas por voz na Índia.

Redes Sociais e Educação no Campus Blog

Voltando a Campus Party, na quinta a noite acontece o painel sobre redes sociais e educação. Se tudo der certo estarei na plateia, ouvindo, anotando, compartilhando, twittando, aprendendo, ensinando, etc.
Campus Blog

PAINEL 5 - 20:00 ~21:30 - 28/01
Redes Sociais e Educação
- Quais são os espaços já conquistados pelas Redes Sociais na Educação formal hoje? Que entraves dificultam a aproximação da escola às redes digitais? Que papel possuem os gestores dos sistemas educacionais na ampliação de um uso inteligente da internet por professores e alunos?

Moderadora: Lilian Starobinas mestre em história social e doutora em educação. Painelistas: Sonia Bertocchi da rede social Minha Terra, Bianca Santana jornalista e pesquisadora dos usos de blogs na Educação de Jovens e Adultos, Ivo Correa diretor de políticas públicas do Google Brasil e Alexandre Schneider secretário municipal da educação de São Paulo

Veja a progamação completa no Blog Interney: Programação Campus Blog. Ou a programação de todos os Campus no site oficial do evento: Campus Party - Agenda Geral.
Sobre Educação, ainda teremos outro painel, voltado a segurança e os riscos que crianças e adolescentes em idade escolar correm dentro da internet, instant messengers e redes sociais.


OLPC do Sergio Amadeu, upload feito originalmente por Sérgio Lima.
Um dos painelistas será o Sergio F. Lima, professor no Rio de Janeiro, blogueiro de longa data que conheci pessoalmente anos atrás no primeiro BarCamp e BlogCamp aqui em São Paulo. Talvez assista esse debate, copiei aqui mais informações que encontrei no blog da Lilian (organizadora) abaixo:
Blog EducaRede no CP: Quer ir ao Campus Party, conversar sobre educação?
(...) Na 4a feira, dia 27/01, às 20 horas, haverá o painel "Gerações Interativas - uso responsável da Telas Digitais". Como educar crianças e adolescentes para uma presença segura e responsável na Rede? Como educar para a segurança sem disseminar a cultura da vigilância e da proibição?
Sobre esses pontos, ouviremos o que vem dizendo a pesquisa do Gerações Interativas, promovida pelo programa EducaRede, as opiniões da SaferNet Brasil, representada por Rodrigo Nejm e as posições do professor Sérgio F. Lima, educador, pesquisador dos usos de tecnologias digitais na educação e blogueiro. (...)

Posts relacionados:
- Incubadoras e chocadeiras tecnológicas
- Frases da Campus Party
- Mudei pra 141 SoHo Square
- Máquinas de bingo que viraram PCs
- Mega festa nerd
- Vou falar de redes sociais em Brasília
- 1ª Campus Party Brasil
- Uso do celular na escola premiado
- A disputa dos laptops da criançada
- Semana da inclusão digital

2 comentários:

  1. Opa Wagner,

    Será um prazer reencontrá-lo presencialmente e, mais importante de tudo, tê-lo participando das conversações...

    Como diria um antigo amigo em comum (Tupi).. a revolução não será televisionada :-)

    abs

    ResponderExcluir
  2. Ola Sergio, legal ter te reencontrado. Obrigado pela recepção e companhia no debate! Sucesso e boa sorte em sua consultoria na área!

    Como diria o Tupi: demorou :-)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO