18.1.10

Significado de nomes diferentes

Novo RG - Com chip.egg  on Aviary
Novo RG - Com chip.egg
on Aviary.

Acompanhando o blog Bugio, do Cardoso Czarnobai, ri muito com este post contando a origens de alguns nomes estranhos e diferentes: Revelations.
Ele lista pessoas com nomes como: Ulonha, Atracaiana, Frescura Necessária e Putácia. Todos envolvidos em histórias e lendas que se passam na regiao de Santiago e missões no Rio Grande do Sul. Não vou contar aqui pra não estragar a surpresa.

Nos comentários do post os visitantes citam mais nomes: Marleandryson, Restos Mortais de Catarina, Erasiliane, Branda, Chalakon, Paulomar, Wandersol, Tospericagerja (iniciais do ataque da seleção brasileira campeã em 70), Madeinusa, Valdisney (homenagem a Walt Disney), Rita (Sim) Mônica, Asteroide, Pendraive, Jupiterlina, Weibson Daybson Capitulino, Jolêno, Naiquier (homenagem ao tênis Nike Air), Próclo, Bucetildes (nome comum em Minas Gerais) e continua...

O Cardoso lembra que no começo do blog Bugiu publicou um post sobre o Charlington, com cópias de documento e tudo mais. Aliás, o próprio apelido Cardoso, para o autor que chama na verdade André Czarnobai, tem uma explicação engraçada. Como revela o post Late night clippin' o apelido nasceu por causa de um antigo professor de educação física nos tempos de UFRGS, cujo nome era Camargo mas ele insistia em chamar de Cardoso.

O costume brasileiro de unir os nomes do pai e da mãe pode criar nomes verdadeiramente interessantes, divertidos e bizarros. Do aportuguesamento de palavras de origem estrangeira tb surgem nomes bem diferentes. O significado acaba sendo transferido e acumulado, se Gustavo (bastão de combate em sueco) se juntou com Maria (senhora soberana em hebraico), Mariavo poderia significar bastão de combate da senhora soberana.


Posts relacionados:
- Nomes estranhos e esquisitos na TV e jornal
- Pecha Kucha Nights em São Paulo
- Pulseiras do Sexo, lenda urbana ou tendência adolescente
- Arquivos da escravidão
- Pecha Kucha, movimento contra powerpoints chatos
- Registro dos imigrantes
- Terror do arquivo morto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO