3.3.10

Desenhando no iPhone: Lollo


Vermeer, The lacemaker, upload feito originalmente por José Carlos Lollo.

Lendo a coluna da semana passada do André Laurentino no Guia Estadão, que ele reproduziu em seu blog Caderno de Vidro - Visite - vi que o José Carlos Lollo está desenhando com iPhone e publicando o resultado em sua pg no Flickr. Ele agrupou as ilustrações em álbuns: cópias (de obras clássicas), cães e brushes (todos feitos usando o software Brushes para iPhone).

Sabia do potencial da ferramenta desde que a New Yorker publicou a capa com uma obra do ilustrador português Jorge Colombo em maio de 2009, mas é legal saber que por aqui tb temos artistas com resultados tão bons, de tamanha qualidade. Pelo ineditismo, a revista americana registrou em uma matéria os bastidores, inclusive com um video que mostra o passo a passo: Cover story, finger painting (História da capa, pintura com os dedos).

Voltando ao Guia Estadão, a coluna do Laurentino tinha uma ilustração do Daniel Kondo. Nos anos 90 trabalhamos juntos na DPZ - eles eram do andar do Roberto Duailib, na época cada letra/sócio tinha uma equipe de criaçao (eu era do andar do Z). O próprio Lollo passou pela DPZ, eu mesmo ouvi histórias sobre suas técnicas de ilustração e layout - colagens, recortes, dobraduras, etc - mesmo ele tendo saído anos antes da minha chegada... lembrem-se que o desktop publishing (desenterrei esse termo :-)) nem tinha chegado na criação. Desde então o Lollo vem materializando estas técnicas em anúncios e peças, como diretor de arte e ilustrador nas diversas agências que trabalhou (Almap, Fallon, etc).

Não sei se o Daniel Kondo tb está desenhando com iPhone, mas pela portabilidade e facilidade do software e hardware, mais a interface touch screen, parece adequado para rascunhos e desenho de observação. A tela pequena pode dificultar um pouco, mas com a chegada do iPad, o Brushes pode virar estilo ou mesmo evoluir conquistando usuários do Photoshop e outros softwares de desenho e tratamento de imagens.


Posts relacionados:
- Homem com mais de 40 era velho
- Janara Lopes na Midia Digital
- Frase de Marcello Serpa sobre filme viral
- Flickr agora com videos
- Porteiro Zé
- Idéia para o novo tablet da Apple, tampa de estojo escolar
- Mad Men em DVD
- iPhone no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO