6.1.11

1ª ação de marketing no LinkedIn no Brasil


Quando a Faculdade AIEC decidiu começar uma ação em midias sociais, premiando histórias de sucesso profissionais, nós da Plano Digital sugerimos que a ação fosse centralizada no LinkedIn. A faculdade oferece cursos de administração, bacharelado e pós graduação, à distância e tem nota máxima 5 no Enade/MEC, que avalia a qualidade das universidades. Os alunos são principalmente pessoas que já trabalham, gerentes e diretores de grandes empresas, gestores públicos e empreendedores donos de pequenos e médias empresas, para estas pessoas com agendas sempre lotadas, frequentar as aulas via internet é um grande atrativo. Enfim, um público muito parecido com o perfil dos usuários do LinkedIn, rede social usada para network profissional e negócios.

Abrimos um grupo Buscando Sucesso Profissional no LinkdedIn para reunir e compartilhar histórias e a Faculdade AIEC vai premiar as melhores histórias (em texto ou video) publicadas até dia 8 de janeiro de 2011 com iPads e iPods. Quem se interessar pode ver o regulamento completo do Concurso Cultural no endereço www.aiec.br/concurso. Até agora o grupo tem 186 integrantes e como apoio tb criamos um perfil para a Faculdade AIEC no LinkedIn, adicionando como conexões - 333 no momento - os alunos, graduados, colaboradores, tutores, parceiros e fornecedores da instituição que atualizam seus currículos e referências naquela rede, além de profissionais, palestrantes, consultores, jornalistas e blogueiros que escrevem sobre carreiras, coaching, redes sociais, EAD ensino a distância, etc.

Acredito que este tipo de ação no LinkedIn é inédita no Brasil, pesquisei rapidamente e encontrei perfis corporativos mas nenhum Concurso ou coisa parecida. Entre os perfis encontrei grandes empresas como Tecnisa com 95 conexões e Microsoft PME com 495, e outras menos conhecidas como U-nner Consultoria (33), a Tahtto Comunicação (310) e até empresas individuais/profissionais independentes como o Midia Depressa (73) e blogs, como o Planeta Gestão (5 conexões). Encontrei tb outras agências promovendo eventos (Hot Popcorn da Hands, 15) e conceitos (Nanopublicidade da A1, 216 conexões).

LinkedIn x Facebook

Desde julho de 2009 o próprio LinkedIn tem uma área em fase beta para perfis de empresas, que funciona parecido com as fãs-pages do Facebook, reunindo uma descrição e os funcionários e colaboradores cadastrados na rede social. Para instituições de ensino e treinamento profissional ainda faltaria o recurso de reunir os alunos e graduados presentes na rede. Por outro lado, o Facebook tb atualizou o layout dos perfis de usuários, permitindo incluir o histórico profissional e colegas de trabalho naquela rede, da mesma forma que faz o Linkedin.

Seguindo o Sucesso Profissional no Twitter

Voltando ao Concurso Cultural da AIEC no Linkedin, um perfil @SucessoProf (262 seguidores até agora) no Twitter divulga a ação, os novos participantes, processo seletivo e informações da faculdade. Além de replicar o conteúdo de gurus, CEOs e empresários sobre sucesso profissional e conversar com outros usuários sobre o Linkedin, promoções na carreira, etc. Tb integramos o SlideShare ao perfil da faculdade no Linkedin, publicando a apresentação acima e outra do fundador. Aliás, pelo fascínio e tentações que as apresentações em powepoint causam em gestores e executivos, usar o SlideShare de forma inovadora e criativa pode ser um caminho interessante para atingir e atender melhor este público.


Posts relacionados:
- Estou na Plano Digital. Sede em Brasília, home office em SP
- Idéia para o novo tablet da Apple : tampa de estojo escolar
- Uso profissional do Flickr, artesã Carol Grilo na Veja
- Fim dos cursos inteiramente presenciais
- (Des)Conferência na FAAP - Ações em midias sociais
- Pecha Kucha, movimento contra powerpoints chatos
- Tiago Pitta do Twitter Farinha Pura
- Marcas e empresas usando Foursquare
- I Concurso Ócio Aplicado
- Educação a distância sob avaliação
- Orkut para ricos, executivos e empresários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO