5.8.11

Cursos online grátis da FGV e P2P University

Estúdio
Estúdio, upload feito originalmente por FGV Online.

Matéria no site do Sidney Rezende publicado dia 26/7/2011 - FGV Online é indicada a prêmio internacional de programa mais inovador - fala dos cursos online grátis disponibilizados pela FGV e sua inclusão na categoria "iniciativas mais inovadoras" na premiação do consórcio internacional de educação aberta Open Course Ware Consortium (OCWC).

Os cursos gratuitos disponíveis e respectivas incrições estão no endereço www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx

Segue copy paste da reportagem no site SidneyRezende.com:

FGV Online é indicada a prêmio internacional de programa mais inovador
SRZD - 26/7/2011 - Hélio Almeida

A tendência de cursos a distância cresce no país. Um consórcio internacional de educação aberta, a Open Course Ware Consortium (OCWC), promove uma premiação para as instituições de ensino que se destacam. No Brasil, a Fundação Getulio Vargas (FGV), com sua unidade de educação online, está entre as melhores do mundo de acordo com o ranking da OCWC, e concorre na categoria "iniciativas mais inovadoras". O diretor executivo da FVG Online, Stavros Xanthopoylos (foto abaixo), disse ao SRZD que estar entre as principais universidades abertas do mundo (a primeira em Língua Portuguesa) é importante para contribuir na construção do processo educacional do futuro, e que ganha força a cada dia.

Os cursos de extensão oferecidos pela FGV Online são gratuitos e já receberam mais de 8,7 milhões de acessos desde 2008. Stavros disse que são mais 200 participantes de mais de 100 países representados no consórcio OCW, cujo prêmio reflete a opinião daqueles que atuam no mercado de educação a distância. "Para nós é importante a indicação, pois nos engrandece bastante. O nosso empenho em oferecer materiais educacionais de qualidade e o apoio e engajamento dos alunos foram fundamentais para obtermos mais essa conquista".

A FGV Online está entre as melhores intituições do mundo. Stavros a proposta é primeira iniciativa em Língua Portuguesa, e a primeira a colocar conteúdo no Brasil. Ele disse que a educação à distância já é uma realidade e o prêmio, que são fortes candidatos a levar, pode dar mais visibilidade no país. "Estamos no cenário mundial de um movimento de educação aberta, de recursos abertos educacionais gratuitos, e certamente é algo que vai moldar de alguma forma a parte de um processo educacional do futuro. E sendo reconhecido como potencial candidato a vencer na categoria de inovação deixa a gente muito feliz.

A instituição, que faz do consórcio OCW há três anos, promove cursos de extensão de curtíssima duração e são abertos ao público. De acordo com diretor executivo do curso, hoje existe um fluxo de visitantes que é um dos maiores do mundo em termos de visitantes por curso. "Para se ter uma ideia, o MIT (Massachussets Institute of Technology) no mês de março teve de 1,5 milhão de acessos no conteúdo deles. Eles têm 2.060 cursos no ar, que é todo o material didático. Nós tivemos no mesmo período 600 mil acessos em 24 cursos. Ou seja, enquanto eles têm 630 visitas por curso eu tenho mais de 18 mil".

A FGV possui indicadores do perfil do candidato, o que ajuda a enterder o público. "A maioria que acessa são aquelas pessoas que não teriam condições de pagar um curso na Fundação Getúlio Vargas. Estamos falando de pessoas com renda em torno de R$ 2.100 por mês, com faixa etária na maioria entre 25 e 35 anos, e uma pequena vantagem de mulheres solteiras acessando. Quase que 100% (99,7%) tem seus objetivos atingidos, recomendariam para outra pessoa ou fariam outro curso da instituição. E temos um outro tipo de público que utiliza nosso curso como carga extra curricular, que é aceito pelas instituições de ensino. Tem também uma parte constituída por presidentes de empresas para entender alguns termos, e depois de experimentar um piloto acabam comprando um curso".

Stavros afirma que o fator de inovação que existe hoje são disciplinas patrocinadas. "Temos uma parceria com o Wall Mart, que bancou o desenvolvimento de três disciplinas de varejo sustentável. Os nossos professores desenvolveram o conteúdo conceitual e usou o caso do Wall Mart pra ilustrar. E essas disciplinas são veiculadas no site da OCW com o selo do Wall mart do lado. E isso é um contexto inovador, pois é um modelo de negócios, de patrocínio para você disponibilizar gratuitamente o conteúdo. E agora tenho outro que vai sair, que é para pessoas saberem lidar com as finanças pessoais. Temos outros que iremos visar a área de Direito. Vamos expandir."


P2P University


O sucesso da iniciativa da FGV na área de e-learning gratuito me fez lembrar da plataforma aberta da P2P University, onde as pessoas podem criar e participar cursos e treinamentos online nos mais variados temas e disciplinas. Em março do ano passado o professor Sergio Amadeu lançou o curso Cidadania e Redes Digitais na plataforma e segundo divulgado em 19/2/2010 no Caderno Link do Estadão - P2P University em português - os cursos Introdução ao Pensamento de Paulo Freire, Civil Hacking e Cidadania em Redes Digitais elaborados pela Casa de Cultura Digital teriam sido disponibilizados anteriormente.

Os cursos disponíveis na P2P University estão listados no endereço P2pu.org/en/groups/

Ainda no ano passado uma dica no Twitter do @dolemes citou a seleção publicada pelo pelo blog DIY Learning com os 50 melhores cursos online abertos mantidos por universidades: Open.edu - Top 50 University Open Courseware Collections.


Posts relacionados:
- TwitCarreiras Estácio EAD - 1ª ação de mkt no Tinychat no Brasil
- Videocurriculum, Video Portfólios e Videos Motivacionais no YouTube
- Fim dos cursos inteiramente presenciais
- Ensino técnico pela internet
- Formada no ensino a distância: Dayselane
- Uso do celular na escola premiado
- Educação a distância sob avaliação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO