5.8.11

Máquina de fazer caipirinhas do inventor José Correa

Caipirinha
Caipirinha, upload feito originalmente por GregPC.

Pesquisando sobre que fim levou a idéia da Caipireasy, máquina de fazer caipirinha criada pelos alunos do Instituto Mauá de Tecnologia em 2006, descobri que o inventor José Correia tem um projeto parecido que participou do Domingão das Invenções no Faustão. O site do programa da TV Globo - Novas invenções (17/8/2008) - descreve que o objetivo da invenção é atender o grande público rapidamente levando 30 segundos para fazer cada caipirinha.

Infelizmente não encontrei nenhuma gravação do programa mostrando em video o funcionamento do aparelho, mas na página Inventoteca do site Hotel de Negócios tem a informação que José Corrêa é mecânico industrial de Blumenau/SC e desenvolveu uma máquina de construção simples, o inventor garante que faz a melhor caipirinha do mundo. É formada por um dosador de açúcar, dosador de pinga e cortador de limão.

No site Revista Portuária encontrei essa reprodução de uma reportagem antiga do jornal Diário Catarinense:


Caipirinha automática conquista os alemães
21/11/2007 - Diário Catarinense

Ambiente propício para o fechamento de negócios, o 25º Encontro Econômico Brasil-Alemanha pode mudar a vida do inventor José Corrêa. Convidado pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de SC (Fiesc), Alcantaro Corrêa, para participar com um estande no evento, José encantou os alemães com sua invenção.

Com o que chama de "primeira e única máquina automática no mundo de fazer caipirinhas", José chegou aos pavilhões do Parque Vila Germânica com um apelo inigualável ao paladar alemão. É que os estrangeiros adoram a bebida tradicional brasileira, mas num encontro de apenas dois dias com quase 2 mil participantes seria impossível contentar a todos se não fosse a invenção de José.

Equipamento prepara um drink a cada 35 segundos

- O equipamento faz uma caipirinha a cada 35 segundos. Tem dois espremedores de limão, um dosador de açúcar, quatro entradas de cachaça e uma coqueteleira automática.

Durante o primeiro dia de evento, foram quase mil caipirinhas, demanda difícil de ser suprida, a não ser por um bom contingente de barmans ou por um equipamento com a praticidade e rapidez oferecida pela máquina de José Corrêa, que usa cachaça Inox, produzida em Jaraguá do Sul.

- Se eu tivesse produção, já teria mercado na Bahia, São Paulo e Suíça para vender a máquina. Mas é um processo complicado. O presidente da Fiesc viu o equipamento na feira de inventores e me trouxe para o evento. Aqui já recebi várias ofertas para industrializar o produto. Acho que desta vez vai dar certo. Só estou ansioso porque já errei com outros inventos e com esta máquina quero fazer tudo direitinho - conta.

José só conseguiu deixar o pavilhão do Parque Vila Germânica apenas à 1h da madrugada de ontem, apesar de as reuniões oficiais do evento terem terminado em torno das 20h da segunda-feira.

- Eles gostam mesmo da bebida.

Assim como as máquinas de cortar e espremer laranja desenvolvidos pelos italianos para fazer sucos presentes em várias padarias pelo Brasil, acho que algo parecido para caipirinha, ou até mesmo limonada, pode ter sucesso por aqui.

Posts relacionados:
- Caipireasy, máquina de fazer caipirinha
- Videos com aparelhos de passar roupa a vapor Tobi e Jiff Steamer
- Aparelho para cortar sachê de ketchup e mostarda
- Máquina que vende livros no Brasil
- Concurso da Máquina de Camisinha nas Escolas
- Tábuas de plástico reciclado
- Máquina de baixar e comprar MP3
- Os inventores do etanol
- Máquina de passar roupas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO