26.1.12

Significado de nomes estranhos em agências de propaganda e empresas web



Meses atrás o Bluebus publicou um post sobre Os 40 nomes mais estranhos de agências de publicidade e de onde eles vieram indicando uma lista publicada na coluna AdFreak no site do jornal Adweek em 14/11/2011: 40 Strangest Agency Names, and Where They Came From. Entre as agências separei e traduzi algumas mais conhecidas e pitorescas:

Odopod - www.odopod.com
Sede em San Francisco, Estados Unidos.
A origem do nome faz referência à ilha Odo do filme japonês Godzilla e a idéia de um time compacto, ou pod (casulo em inglês).

The Barbarian Group (O Grupo Bárbaro) - www.barbariangroup.com
Escritórios em Nova York, Boston e San Francisco nos EUA.
Segundo declaração por email ao AdFreak de Benjamin Palmer, sócio-fundador, o nome surgiu de um brainstorm onde os sócios Keith Butters e Rick Webb soltaram a frase "os bárbaros são difíceis de defender". Na verdade os sócios estavam conversando sobre uma nova versão do jogo Civilization.

Droga 5 - www.droga5.com
Sede em Nova York nos EUA, com presença internacional.
Origem: a mãe do fundador David Droga bordava números nas cuecas dos filhos para diferenciar entre os diferentes irmãos.

Razorfish (Peixe Navalha) - www.razorfish.com
Sede em Nova York com presença internacional.
O co-fundador Jeffrey Dachis declarou que o nome foi escolhido de uma lista de 10 opções surgidas em um brainstorm, para a abertura da primeira conta bancária em meados dos anos 1990.

Naked (Nu, Pelado) - www.nakedcomms.com
Sede em Londres na Inglaterra com presença internacional.
Will Colin, sócio fundador, declarou a coluna AdFreak que acredita que as marcas do século 21 devem aparecer nuas ao consumidor, deixando de lado o uso da comunicação como um capa de imagem mas ao invés disso adotar uma transação aberta onde as pessoas são parceiros iguais com a marca.

Wikreate - www.wikreate.com
Sede em San Francisco nos EUA
Explicação descrita no site: Nossa agência é construída no modelo wiki, uma plataforma aberta baseada na colaboração com especialistas em suas áreas e parceiros unidos na empresa e gerenciamento de projetos.

Strawberry Frog (Sapo Morango) - www.strawberryfrog.com
Sede em Nova York com presença internacional, inclusive no Brasil.
Segundo declaração de Scott Goodson, fundador da agência, ao jornal Economic Times da India, o nome foi escolhido para ser a antítese aos dinossauros da Madisson Avenue. "Diferente dos dinossauros do passado, o sapo morango era incrivelmente eficiente. Ele podia te apagar caso você lambesse. Ele era vermelho com as pernas azuis, um radical vestindo jeans."
-
Em 2008, o blog TNW The Next Web sugeriu a lista de 15 dumbest names for web 2.0 startups (15 nomes mais idiotas para empresas de internet iniciantes), enumerando entre elas nomes como Diigo, Mzinga, Oooooc.com, ooVoo, etc. De qualquer forma, a criatividade é a matéria prima da agência de publicidade, é natural que esse critério possa tb ser adotada nos nomes das empresas do setor. Em tecnologia e internet, depois do sucesso da Apple, Yahoo!, Delicious, Google, Submarino, Flickr e Tumblr, nomes sonoros, surrealistas e de origem obscuras tb não espantam ninguém.

Se seguirmos o mesmo raciocínio das listas do AdFreak e TNW, no Brasil poderíamos até incluir nomes de agências e startups como Africa, Amanaiê, Chleba, Cubo.cc, Diabloa4, Fulano, Gruda em Mim que o Boi não te Lambe, iChimps, Rino, Tabuleiro da Baiana, etc. O motivo do video do seriado Feiticeira ilustrar este post é que me lembro de uma agência web brasileira batizada de McMann & Tate, agência de publicidade fictícia que o personagem protagonista trabalhava... será que daqui a algumas décadas vamos ver surgir várias Sterling & Cooper homenageando a agência da série Mad Man tb?


Posts relacionados:
- Nomes estranhos e esquisitos na TV e jornal
- Idéias para empresas usarem coworking
- Seeding foi vítima da maldição dos pôneis?
- Significado de nomes diferentes
- O sucesso do Melhor Emprego do Mundo
- Mad Men em DVD
- Dupla de criação com iPad
- Plano de Nizan Guanaes com agências digitais
- Agência de publicidade do futuro
- Wiki na laje 
- Incubadoras e chocadeiras tecnológicas
- Visitando a Garage
- Blogs e publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO